Vocês precisam entender que há uma diferença entre o anseio humano e o espiritual. Mais: que as normas humanas são feitas para preservar o anseio humano. As espirituais para preservar os anseios do ser universal. Mais uma compreensão que precisa ser atingida: os dois anseios são antagônicos.

Participante: ambos os anseios são ilusórios.

Não sei se são.

O espírito tem o anseio de aproximar-se de Deus. Isso não é uma ilusão.

Não estou falando de um aproximar-se físico, mas no coração.

Participante: é a lei do espírito?

Não é uma lei. É um anseio, desejo, vontade. É o que move o espírito na sua existência.

Esse anseio está dentro do espírito. Quando ele toma conhecimento e tem contato com espíritos que estão mais próximos de Deus, sente, naturalmente, a necessidade de ir buscar essa aproximação.

Não é uma ilusão. A ilusão da vida do espírito é achar que está longe.  Ele não está longe, está perto, mas sentimentalmente afastado. Porque isso? Porque o seu coração está voltado para outra coisa.

Voltado para onde? Enquanto encarnado está voltado para as coisas humanas, a norma humana, ao anseio humano.

Qual o anseio humano, aquilo para onde o espírito está voltado quando encarnado? Ter uma vida em paz, tranquila, em harmonia e com prosperidade. Está ocupado em preservar a existência humana.

Esse é o anseio humano.

Participante: como se cria esse anseio espiritual dentro de você?

Esse anseio não é criado: é inato. Está sempre dentro do espírito.

Acho que inato é a palavra que facilita mais a compreensão de vocês. Digamos que esse anseio vem com o espírito. É, vamos dizer assim, original de fábrica.

O anseio espiritual faz parte do espírito. Não é nada que é imposto a ele. Pelo contrário, é algo inato que sabe que quer buscar, mas que essa busca não é cobrada. Daí surge o livre arbítrio: buscar ou não.

Participante: isso não é ilusão?

Não, é real.

O anseio de buscar a Deus está dentro do ser. Aliás, em O Livro dos Espíritos.

Participante: se tudo é Deus e Deus é tudo, o espírito não precisa O precisa procurar porque já é Deus.

Perfeito.

Foi o que acabei de falar: o espírito tem o instinto de procurar a Deus porque acha que está longe Dele. Esse achar é uma ilusão. Por isso, o que se precisa fazer é se afastar dessa ideia de estar longe. Quando isso acontecer, se afastar dessa ideia, verá que já está com Deus, já é Deus.

Por isso disse que esse buscar não é em espaço físico, distância, mas no coração. O buscar no coração não é um ir atrás de Deus, mas tirar anseios para achar o Deus que já está no coração.

Por enquanto vamos ficar por aqui. Concordo plenamente com você, mas não vamos nos aprofundar mais porque senão teríamos que discutir outras coisas: o que é Deus, o que é o Espírito. Se fizéssemos isso certamente você se surpreenderia porque em um universo que é Uno, Único e Estável, não podem nem haver espíritos.

Como é que com, na unidade, pode haver um monte de espíritos? Só pode haver um…

Compartilhar