Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Participante: à medida que se vence os pensamentos as ações se modificam?

Primeira resposta que quero lhe dar: não há vitórias na busca espiritual.

Segunda: a ação nunca se muda. Por quê? Para ter essa resposta, leia a pergunta sobre objetivo da encarnação de O Livro dos Espíritos (132):

“Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus”.

O que é a ordem geral? Todo processo de evolução de todos os espíritos.

Portanto, você é colocado na sua encarnação também para agir frente ao próximo e assim dar a ele os instrumentos que precisa para a sua encarnação. Só que não faz isso livremente: age sob as ordens de Deus. Sendo assim, tudo que você faz serve para a encarnação do outro.

Mas, a resposta do Espírito da Verdade vai mais além: você age sob as ordens de Deus. Isso porque só sob esta orientação você faz o que o outro precisa e não o que você quer fazer.

Agora, imagine se mudasse o ato? Primeiro, estaria agindo sem a orientação do Pai. Segundo, não mais agiria como o determinado. Com isso não faria o que o outro precisava para a sua provação. Esse ser, portanto, não teria a oportunidade de elevação e a culpa seria sua.

Diante desses argumentos podemos, então, compreender perfeitamente que você não pode mudar a ação pré-determinada. Primeiro porque o ato é conduzido por Deus para que o agente da ação faça a sua parte na obra geral influenciando, assim, a encarnação de outros. Segundo, porque se agisse diferente deixaria de dar àquele o que ele precisa para alcançar a elevação.

Compartilhar