Enviar texto por Telegram
Participante: tenho vontade de fazer uma fundação ligada à arte e à vida, assim como aconteceu com o Ateliê, para auxiliar o maior número de crianças, jovens, adultos, tendo como base nos ensinamentos do EEU e com base no fazer que a arte nos proporciona. Às vezes, acho que isso vai acontecer e fico em paz. Apenas faço que as pessoas que vão ao Ateliê hoje tenham paz. Quero continuar assim, apenas isso, mesmo que a fundação se expanda, etc. É algo novo e, ao mesmo tempo, parece que já conheci isso. Por isso, por gentileza, me ajude a esclarecer. Não tenho nenhuma pretensão de ser famosa, de ser conhecida, apenas fazer o trabalho de formiga.
Salve.
Primeira resposta. A velha história: se fizer, fez, se não fizer, não fez.
Segunda: faça o que fizer, só não pode achar que o que fez é algo lindo, maravilhoso, bonito e que precisa ser feito. Aceitando esses argumentos, já que não é você que vai criar, mas a razão, pode sofrer no futuro se não der certo.
Então, fique com o coração leve: se fizer, fez, se não fizer, não fez. Se tocar, tocou, se não tocar, não tocou. Não esquente a cabeça com isso.
Mas quero aproveitar sua pergunta para repensar a questão arte.
Esse trabalho que estamos fazendo é muito difícil de ser realizado e também muito difícil de ser vivenciado por vocês. Por quê? Porque existem muitas coisas que são, vamos dizer assim, verdades cristalizadas, muito enraizadas, que você nem sequer imagina que seja só sua e não de todos.
Existem valores tão pré-concebidos, tão formatados, tão belamente organizados, que achamos que não há como discordar daquilo. São coisas que, inclusive, a mente trata como algo sagrado, intocável, que não pode ser tocado.
É baseado nisso que convido você a repensar consigo mesmo os valores sobre a arte que tem.
Mais tarde vamos precisar tocar nesses pontos solidamente enraizados, não só no superficial. Falar disso é até fácil, mas nesse início é difícil.
Por enquanto deixo algo para meditação. Você diz que a arte é muito boa, que pode colaborar nisso ou naquilo. Pergunto: ela pode fazer alguma coisa ou tudo depende de Deus?
Compreendeu o problema de trabalhar com verdades cristalinas? Pense nisso.