Nós não temos recebido o espírito desse mundo, mas o Espírito mandado por Deus, que nos faz entender tudo que Deus nos tem dado.

Portanto falamos com palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não com palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vem do próprio Espírito de Deus e de fato nem pode entendê-los. Essas verdades são loucuras para ele porque o seu sentido só pode ser entendido de modo espiritual. (Capítulo 02 – versículos 12 a 14)

Só quando você compreender esse mundo pela espiritualidade vai entender o que estamos falando. Isso se chama espiritualismo.

Enquanto quiser viver uma vida com objetivos humanos guiando-se pelo que falamos ou pela mensagem do Cristo crucificado não vai conseguir, pois ninguém vai se entregar, humanamente falando, à sua crucificação.

Só quando entender a mensagem do Cristo através da lógica espiritual (vida eterna do espírito) é que vai se entregar a Deus.

A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. Como dizem as Escrituras Sagradas: quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de dar-lhe conselhos, nós?

Porém temos na mente de Cristo. (Capítulo 02 – versículos 15 e 16)

A mensagem de hoje talvez tenha sido a mais forte que já falamos até hoje. Apesar de sempre termos falado a mesma coisa. Conforme vai passando o tempo e mais e mais ensinamentos vocês vão tendo, mais abertamente se pode falar.

É por isso que Paulo não pode falar naquela época tudo o que sabia. Até porque nem tinha palavras para falar naquela época, pois não existiam as que hoje dispomos. Mesmo assim, em determinados momentos, faltaram palavras para dizer o que queria.

Olha que nos comunicamos em português que é uma das línguas que mais palavras têm. Imaginem na língua daquele povo que era rudimentar.

Mas, a lição que todos os Mestres nos trouxeram é sempre essa: é preciso amadurecer espiritualmente. É preciso deixar de usar Deus como seu escravo para conseguir benefícios individuais. Essa é a mensagem louca a qual Paulo se refere: você não nasceu para se satisfazer, para reinar; governar, mandar, fazer. Nasceu, como Cristo, para servir ao próximo passando por seus momentos de crucificação, para que dessa forma de viver, aconteça a sua ressurreição e o seu renascimento.

Qualquer compreensão sobre a mensagem de Cristo fora essa é coisa desse mundo, é lógica e sabedoria desse mundo, que jamais conseguirá explicar nada. Quanto mais vocês tentam entender esse mundo pela sabedoria humana, menos conseguem entender a vida. Isso porque jamais vão compreender o grande dom da vida pela lógica humana.

O dom da vida é a encarnação. A oportunidade de estar na carne só será compreendida quando se compreender perfeitamente o ensinamento de Cristo, quando a vida e o sentido dela for louvar a Deus e não se louvar, não ganhar individualmente.

No final do estudo do Bhagavad Guita disse que nós tínhamos que ser igual aos evangélicos. É isso mesmo… Precisamos sempre louvar a Deus, a vida que não é levada em louvação ao Deus Eterno e ao Nosso Senhor Jesus Cristo e a todos os mestres é uma vida infrutífera. É uma vida sem razão de existir.

Como Cristo ensinou, tudo aquilo que não houver sido plantado pelo meu Pai será retirado e jogado fora.

Compartilhar