Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Participante: existe uma fórmula mágica para se viver assim?

Vamos dá-la agora.

Antes de responder, só lembrando, este é um trabalho que tem que ser feito vinte e quatro horas por dia. Você não consegue mudar a sua mente, ou seja não a faz propor felicidade. A mente sempre proporá sofrimento e você precisa estar sempre agindo contra ela para não sofrer, se impondo a ela a cada momento.

Já que a coisa é tão simples, só depende de você, porque não consegue se impor? Se é tão fácil e simples, porque ninguém faz?

Participante: preguiça…

Não.

Participante: falta de hábito?

Não.

Participante: nunca tinha ouvido falar disso antes de conhecer os ensinamentos de Joaquim. Será que é por isso que as pessoas não fazem?

Não, porque mesmo agora que você me conhece, muitas vezes também não faz.

Porque que, mesmo sabendo de tudo o que já falei, não consegue assumir o controle da sua felicidade? Porque este não é o seu objetivo de vida…

Só assume o controle da sua felicidade aquele que determina para si ser feliz como objetivo de vida. Decidir pela felicidade sempre.

Participante: não acho que é tão simples assim…

Mas, é. Deixe-me completar para ver que é tão simples assim.

Vocês parecem barquinhos que vão ao sabor das ondas sem leme. A cada momento da vida vocês têm um objetivo a ser alcançado.

Têm o objetivo de estar bem com alguém num determinado momento, possuem o objetivo de arrumar um emprego em outros, têm o objetivo de salvar um casamento ou de casar. Têm variáveis motivos.

São esses múltiplos objetivos que a mente lhes dá que ela explora para que você não use o seu poder de felicidade. Iludido pela mente, vocês saem atrás dos objetivos que ela cria sendo que nenhum deles os leva à felicidade.

Lembra da frase que já usei muito? Para ser feliz é preciso ser feliz. Pois é, para se viver em felicidade é preciso só se ter um objetivo: ser feliz. Se você tiver outro objetivo, não será feliz.

Porque isso acontece? Porque você irá sempre querer coisas, mas ter o que quer não depende só de você.

Esse é outro detalhe importante. Só a felicidade, só o ser feliz, depende unicamente de você. Todo o resto que possa querer ter, dependerá de outra pessoa.

Viver em felicidade é a única coisa que depende exclusivamente do seu esforço. Não depende de mais nada nem ninguém. Qualquer outro objetivo, por ser dependente de algo ou de alguém, não leva à felicidade incondicional, mas leva a sua felicidade a depender de uma condicionalidade. Por isso, mesmo que alcançado, este estado de espírito não é mais de felicidade, mas sim de prazer.

Esse é o motivo. Na hora que vocês colocarem como objetivo de vida ser feliz e esquecer qualquer outro, serão capazes de agir no momento em que a mente lhe leva para outros caminhos, para outras buscas. Com isso, a sua felicidade jamais ficará dependente de alguém ou de algo.

Só tem um detalhe. Não estou falando de uma opção vã. Não estou falando em optar como se escolhe uma roupara sair ou uma comida para comer, ou seja, uma opção momentânea. Estou falando de uma opção profunda, uma opção forte, que não aceite contestações. Quando você estiver decidido cem por cento a transformar a felicidade no seu objetivo de vida, a consegue.

Será que o que estou falando é irreal ou utópico? Observe a vida de vocês e verão que já agem assim, mesmo que inconscientemente, instintivamente.

Na vida de vocês, por querem alcançar diversos motivos nos relacionamentos, passam por problemas com determinadas pessoas. Na hora que se cansam de sofrer porque não conseguem atingir os objetivos traçados pela mente para aquele relacionamento, quando se eximem de alcançar aquele objetivo, se tornam felizes. A pessoa continua aprontando, continua fazendo tudo o que fazia e lhe dava sofrimento e você não sofre mais.

Se em determinado momento você é capaz de estancar o sofrimento, porque sofreu antes? Porque naquele momento o seu objetivo não era ser feliz, mas sim viver bem com aquela pessoa, muda-la, conseguir o que queria, que ela realizasse seus sonhos.

Veja que não estou falando nada de utópico ou que seja desconhecido. Vocês já praticam isso em alguns momentos, mesmo que inconscientemente. Só que hoje reagem ao excesso de sofrimento. O que estou falando agora e propondo é que ajam antes do sofrimento.

Vocês vivem me cobrando que estou errado quando digo que não podem fazer nada. Só que a única coisa que podem fazer, não fazem. Querem praticar atos, falar, escrever, mas a única coisa que podem fazer que é exatamente definir seu objetivo de vida forte como uma rocha e a partir dele reagir às proposições da mente não fazem. Isso podem fazer. Isso conseguem fazer.

Agora, mudarem o mundo, mudarem os outros, fazerem os outros entenderem seu ponto de vista, lhes compreender, fazerem os outros lhes respeitarem, desculpe, vocês não conseguem. Isso porque estas coisas dependem dos outros.

E se eles não quiserem? ‘Ah, nós vamos ao centro e fazemos um trabalho para ele mudar’. Isso é garantido cem por cento? Acho que vocês sabem que não. Portanto, vão, se quiserem, corram o risco de continuar sofrendo, se estes objetivos são importantes para vocês. Agora, eu garanto que se alterarem o seu objetivo de vida e agirem para defende-lo sempre, conseguirão sempre serem felizes.

Portanto, sim, a coisa é simples, mas só se torna desta forma quando você decide simplificar. Na hora que decide pelo objetivo de ser feliz, nada mais lhe incomoda, porque a sua decisão é acima de tudo ser feliz. Por causa dela, o resto do mundo que se dane, que vá viver a vida deles, enquanto você vive a sua vida.

Diante do que a vida lhe apresentar, priorize sempre estar feliz e você jamais sofrerá.

Compartilhar