Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Participante: poderia comentar como viver espiritualmente, estando humano, sem acreditar em qualquer verdade, inclusive nos ensinamentos?

Como seria viver sem verdades? Seria viver do jeito que você vive hoje.

Como viver espiritualmente? Seria como vive hoje. Da mesma forma, só que você passaria por tudo isso sem estar cimentado no chão.

Viver com os ensinamentos, livre dos ensinamentos, é viver livre dos ensinamentos. Essa vivência, na prática, é igual a forma que vive hoje. Só que não estaria preso ao ensinamento. Ao invés de estar preso – “tenho que fazer isso, aquilo, aquilo outro, que ler, tenho que…” – diria: ah, o ensinamento diz que se deve fazer assim, se fizer, fiz, se não fizer, não fiz.

Só isso que muda. A vivência, o dia a dia, de quem vive com verdades e quem vive sem é igual, é a mesma coisa. É isso que vocês não entendem. Acham que a libertação, o libertar-se das coisas, da matéria, vai gerar uma forma diferente de viver, uma sensibilidade diferente, um sentido diferente. Não vai, é tudo igualzinho.

Por quê? Porque a vida continua a mesma. Só que você vai estar vivendo a mesma coisa sem sentir-se obrigado, sem sentir necessidade de nada. Essa é a grande diferença. Saiba que aquele que vai tentando e conseguindo aos poucos a libertação vive como outro qualquer. Só que não tem amarras.

Ele não está preso a nada, não se sente obrigado a nada e também não carrega peso algum. Falo isso porque o grande problema de se apegar é que a coisa que se apega torna-se um peso na sua vida.

É o que já falamos: tem que ter para ser, tem que ser para ter. Cria obrigações e necessidades que se transformam em um peso na sua vida, que fazem o viver mais difícil. Por quê? Porque você tem que estar sempre atento se está fazendo, se não está fazendo, se cumpriu, se não cumpriu, se recebeu, se não recebeu, se precisa e se não precisa.

É isso, a vida é igual, só que é uma vida livre e não carregando fardos. Cada obrigação que você gera a partir de um ensinamento, cada necessidade a qual se obriga a fazer a partir de ensinamentos, são fardos que carrega.

Compartilhar