Para completar o assunto, deixe-me dizer mais uma coisa: não é o ser humanizado que pensa.

A criação de sons, imagens e ideias que crie conscientemente uma realidade não pode ser feita pelo espírito que está humanizado. Ele não tem capacidade de criar realidades quando está encarnado. Ele escolhe o gênero de provas antes da encarnação e este fato gera para si uma espécie de destino, como foi dito pelo Espírito da Verdade na pergunta 851 de O Livro dos Espíritos.

É por isso que neste mesmo livro está dito:

“Influem os Espíritos em nosso pensamentos e em nossos atos? Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem” (Pergunta 459)

Sendo assim, podemos dizer que Deus faz o ego agir. Para isso utiliza-se de seres universais desencarnados que geram os pensamentos e dirigem os acontecimentos do mundo humano.

Estarrecidos com a afirmação que são os espíritos fora da carne que dirigem seus pensamentos e suas ações? Mas, o próprio Kardec entendeu o que estamos dizendo e deixou isso por escrito em O Livro dos Espíritos.

“Imaginamos erradamente que aos Espíritos só caiba manifestar sua ação por fenômenos extraordinários. Quiséramos que nos viessem auxiliar por meio de milagres e os figuramos sempre armados de uma varinha mágica. Por não ser assim é que oculta nos parece a intervenção que têm nas coisas deste mundo e muito natural o que se executa com o concurso deles.

Assim é que, provocando, por exemplo, o encontro de duas pessoas que suporão encontrar-se por acaso; inspirando a alguém a ideia de passar por determinado lugar; chamando-lhe a atenção para certo ponto, se disso resulta o que tenham em vista, eles obram de tal maneira que o homem, crente de que obedece a um impulso próprio, conserva sempre o seu livre arbítrio” (Comentário de Kardec à pergunta 525)

Eis aí, portanto, a sua vida. O ego gera através de seus processos as realidades que o ser humano vivencia e os espíritos fora da carne trazem esta realidade à consciência do ser através de pensamentos. Tudo isso acontecendo sem ser percebido pelo ser humano que imagina estar realizando todas estas coisas. E tudo isso acontece desse jeito para que o ser universal possa viver a sua grande aventura.

Sendo assim, quando o raciocínio ou pensamento lhe diz, por exemplo, que o carro está correndo demais e que por isso pode acontecer um acidente, isso é o resultado do trabalho do inconsciente (onde o ego criou a sensação do medo e as figuras envolvidas naquela realidade) e da ação de um ser extra corpóreo que lhe deu esse pensamento.

Deu para ficar claro? É isso que acontece no que vocês chamam de mente, consciente e inconsciente, para nascer a realidade que imaginam estar vivendo. Na verdade a velocidade do carro não é real, mas o fruto de um trabalho do ego e dos espíritos fora da carne.

Compartilhar