Participante: gostaria de mais informações a respeito dos animais. Se eles não têm carma, como explicar todo o sofrimento a que vários deles são submetidos? Como deve ser o relacionamento do ser humano com os animais? Quanto à evolução espiritual, há diferença entre as classes de animais, entre mamíferos, que seriam mais evoluídos e peixes, que ainda teriam uma alma-grupo, ou estão todos no mesmo nível espiritual?


A questão do carma do animal já foi explicado anteriormente em nossas conversas…
O relacionamento do ser humanizado com os animais deve ser constituído pelo mesmo princípio daquele que os seres humanizados devem usar no relacionamento entre si: relacionar-se amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo…
Com relação à evolução espiritual dos espíritos que habitam formas animais, lhe respondo que sim, há diferenças entre encarnar nos diversos tipos de animais que existem. Agora, estas diferenças não são compreendidas por vocês. Por isso não tenho como explicar quais são.
Apesar de já ter respondido a todas as suas questões, quero aproveitar sua pergunta e deixar mais uma vez um detalhe: não pense que o espírito que encarne num elefante é mais elevado do que aquele que encarna num peixe. Esta é uma questão muito importante para vocês….
Se o objetivo da existência é tornar-se um com Deus, como pode isso acontecer se você ainda separa as coisas por classes? Como você pode conseguir uma unidade com o Todo se ainda distingue algumas coisas como maiores e menores e outras como menores e piores? Impossível…
Dentro do mundo real, o universo, todos são iguais. Não importa em que forma esteja, em que processo de elevação esteja, por dentro todos são iguais. Por causa dessa realidade essencial nunca estudei e me recusei terminantemente a estudar a escala evolutiva dos espíritos que está em O Livro dos Espíritos. Não fiz porque esta escala classifica o espírito em classes melhores e piores.
Isso não existe isso no universo. Até por carga genética todos os espíritos são iguais em essência, pois são filhos do mesmo Pai. O que nos diferencia não é o que somos, mas sim a nossa distância de Deus, o grau de unidade que temos com Deus.
Quando você cria a ideia de existências de classes espirituais melhores ou piores, mais ou menos evoluídos, afasta, na sua mente, um espírito que pode estar mais próximo do que você de Deus. Além disso, não ama este ser, porque se considera melhor que ele.
Portanto, nunca pense numa escala que sobreponha um espírito ao outro. Sempre leve em consideração uma escala onde todos estejam no mesmo patamar e o que os diferencia neste patamar é a distância que estão de Deus. Para lhes ajudar a fazer isso ensinei uma coisa.
Faça uma linha reta horizontal. No meio dela, um pouco acima, coloque um ponto. Esta linha reta é onde estão todos os espíritos, sem exceção, estando no reino animal, vegetal, humano ou em outros que você não conhece. Todos estão ali, inclusive aqueles que estão fora do processo de provas e expiações, em outros mundos que vocês não conhecem.
Todos compõem esta reta, só que, por estarem ao longo de toda esta reta, uns estão mais afastados e outros menos do ponto acima do centro da linha que é Deus. Quem está mais perto do centro da reta, está mais próximo de Deus; quem está nas extremidades, está mais afastado.
Este, portanto, é o detalhe desta resposta: não tratem nenhum ser como mais evoluído do que outro; não tratem vocês como melhores que os animais, porque não são. Todos somos espíritos iguais dentro de processos diferentes, sendo que o animal ou mesmo aquele que você considera um monstro pelos valores deste mundo pode estar muito mais perto de Deus que você.

Compartilhar