Áudio

Participante: o que é o amor próprio? Gostaria de uma definição e do objetivo do amor próprio. Por que ter amor próprio? Ou seja, motivo, justificativa, benefícios. Quando ter amor próprio? O momento, estágio, ponto correto. Onde ter amor próprio? Situação, circunstância, acontecimento. Quanto ter de amor próprio? Quantidade, medida, limite entre egoísmo e amor próprio. E como ter amor próprio? Prática, treino, exercício.

Paz.

O que é amor próprio? É respeito a si mesmo.

Olhe bem o que estou dizendo: respeito a si. Por isso afirmo que é preciso entender o respeito a si mesmo. Só aí você vai entender o amor próprio. Continuemos.

O que é amor próprio hoje para vocês? É defender a si, buscar para si, querer ganhar sempre, se auto elogiar. Isso é hoje para vocês amor próprio. Mas ele não é isso.

Amor próprio é o respeito a si mesmo. Essa é a definição, mas precisamos ter um pouco de cuidado com o entendimento desse assunto. Falo que é preciso ter respeito a si, mas aí você entende que é respeitar suas vontades, suas paixões, suas verdades. Não é isso. Amor próprio não é querer ganhar sempre, mas aprender a perder sem sofrer.

O respeito a si não é lutar para ganhar, mas não perder a felicidade por nada. Mesmo que o que acontece não satisfaça a sua vontade, o respeito necessário para se amar é dar a si o direito de ser criticado pelos outros, porque eles têm direito a isso.

Você não acha que pode desrespeitar o outro? Como é que não quer que o outro lhe desrespeite? Amor próprio é ser desrespeitado e não sofrer por causa disso. É aceitar a crítica sem criticar de volta.

Amor próprio é ser difamado e não sofrer. É perder, é ter o desprazer e não sofrer. Amor próprio é errar, é saber errar. Errar entre aspas, errar de acordo com o que os outros analisam ou você mesmo como erro. Amor próprio é errar sem cobrar de si o erro que você ou o outro viu. Amor próprio é viver amando a si acima de todas as coisas.

Não estou falando de um amor egoísta, de querer ganhar, ser o melhor, o dono da verdade, mas de um amor que bloqueia todo e qualquer sofrimento. Ele faz isso porque em nome do amor, você não aceita sofrer.

Veja, todas as suas questões estão respondidas. Quando amar? Sempre, mas principalmente quando não houver amor.

O problema é esse. É preciso entender a questão do amor próprio para se amar. Aliás, tudo nesta vida, é preciso ser entendido. Depois que entender, é preciso buscar a prática.

Entender é compreender todas as coisas como fez alguém: descobri que eu tenho medo de crítica, que eu não gosto de ser criticado. Isso é compreender a vida: tirar a culpa do outro e analisar a sua postura naquela situação.

É sair da ilusão de que alguém pode lhe fazer feliz. Alguém só vai lhe fazer feliz de alguma forma se você não tiver o verdadeiro amor próprio. Se amar a si com um amor incondicional, um amor universal, nada vai ser capaz de tirar essa sua felicidade.

Lembro que um dia alguém me perguntou: como viver sozinho e ser feliz? Como viver na solidão? Respondi: só sente solidão aquele que não basta a si mesmo, aquele que não tem amor próprio. Quem tem o verdadeiro amor a si vive sozinho muito bem, porque tem a si mesmo. Agora aquele que precisa do elogio do outro para se amar, depende ter alguém do seu lado. Esse sofre de solidão quando não tem ninguém.

Ficou claro?

Compartilhar