“Deus criou todos os espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si”. (O Livro dos Espíritos, pergunta 115)
Todo espírito nasce simples e ignorante e precisa buscar o conhecimento. Nesta busca, mormente ele perde a sua simplicidade. Com isso precisa realizar nova missão onde adquira mais conhecimento e se limpe da sujeira que lhe fez perder a sua simplicidade. Este processo é conhecido como busca da elevação espiritual.
O processo de elevação espiritual existe em dois planos de existência espiritual: na erraticidade (Universo) e no mundo carnal. Toda existência do ser universal acontece nestes dois mundos.
“227. De que modo se instruem os Espíritos errantes? Certo não o fazem do mesmo modo que nós outros? Estudam e procuram meios de elevar-se. Veem, observam o que ocorre nos lugares aonde vão; ouvem os discursos dos homens doutos e os conselhos dos Espíritos mais elevados e tudo isso lhes incute ideias que antes não tinham”. (O Livro dos Espíritos)
Durante a vida no Universo o espírito ‘estuda’ os assuntos espirituais para adquirir o conhecimento que acabará com a sua ignorância. Eles se instruem no tocante aos aspectos do mundo universal através de conselhos de outros espíritos e pela observação que fazem da vivência tanto dos espíritos superiores como daqueles que estão no mesmo nível seu.
“230. Na erraticidade, o Espírito progride? Pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenha de consegui-lo. Todavia, na existência corporal é que põe em prática as ideias que adquiriu”. (O Livro dos Espíritos)
Como disse o processo de elevação é feito em dois mundos e em cada um deles acontece uma atividade diferente. Só que, como os estudantes do planeta Terra, eles precisam fazer verificações daquilo que estudaram. São os exames que prestam depois de um período de estudos que demonstra o quanto aproveitaram dos ensinamentos que receberam durante os estudos.
“166 a. Como realiza essa nova existência? Será pela transformação como Espírito? Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal”. (O Livro dos Espíritos)
No caso do espírito, estes exames são realizados através do processo encarnação. Os seres universais encarnam em um mundo onde as fontes de consultas do que foi estudado não estão disponíveis, assim como os alunos de escola ficam durante os exames em uma sala sem o apoio dos livros, e aí vão provar que aprenderam aquilo que estudaram. Esta indisponibilidade das informações espirituais é chamada de véu do esquecimento.
No que acabamos de ver concentra-se o primeiro aspecto onde me baseio para dizer que a prática mística utilizada pelos espiritualistas atrapalha a elevação espiritual. Afirmo isso porque hoje o moderno espiritualismo concentrou-se em estudo das coisas espirituais. Mas, se o espírito estuda estas coisas antes da encarnação, será que ele precisa estudá-las novamente depois de encarnado? Estando sob a ação do véu do esquecimento, será que ele conseguirá realmente aprender algo sobre o seu mundo original?
Em O Livro dos Espíritos é dito que no Universo existe apenas o espírito, a matéria e acima de tudo Deus (pergunta 27). Também dito que para o ser humano o espírito é nada (pergunta 23a) e que a matéria universal não é aquilo que os seres humanos imaginam (pergunta 27a). Quanto a Deus, o Espírito da Verdade pede aos seres encarnados que não se preocupem em conhecê-lo, pois se assim fizessem apenas imaginariam que saberiam, pois Ele não pode ser conhecido pelos seres humanizados já que lhes falta um sentido para tanto (pergunta 14).
Ora, se os três elementos que compõem o Universo não podem ser compreendidos pelos seres quando humanizados, em que esse estudo que hoje fazem os espiritualistas presos a fatores místicos pode contribuir no objetivo da encarnação que é a provação do espírito?
Este é, portanto, o primeiro aspecto em que a vivência com o místico atrapalha: faz o ser humanizado concentrar-se em algo que além de vão, só o faz se desconcentrar daquilo que realmente tem que fazer durante a encarnação.

Compartilhar