132 – Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão.

Vamos interromper a leitura da resposta do Espírito da Verdade por aqui, pois ela é muito grande e contém informações importantes demais. Vamos comentar esta parte, depois lemos mais.
Encarnação é o que vocês chamam de vida. O período que vai do momento que o ser assume a consciência material, o ego, até o momento em que se liberta desta consciência, é uma encarnação. Ou seja, a encarnação é aquilo que vocês conhecem como vida.
Mas, reparem: não falei em nascimento e morte, mas sim em assumir uma identidade e libertar-se dela. A encarnação ou vida humana não se prende necessariamente a momentos como nascimento e morte: pode começar antes e terminar depois dos eventos físicos.
Ora, se a vida é uma encarnação, pergunto: para que você nasceu? Segundo a resposta do Espírito da Verdade nesta questão, para três coisas: fazer provas, cumprir missões e expiar. É para isso que vocês estão na carne, mais nada. Cada acontecimento da vida é uma proposição de uma prova, uma oportunidade de missão e a vivência de uma expiação.
Não existe o acontecimento em si; não existe a história do acontecimento como fato humano: o que existe são provas, missões e expiações. Por isso, enquanto tratar a sua vida como uma história pessoal, não consegue entender o que veio fazer aqui. Na hora que abandonar a visão humana que diz que existe uma história acontecendo (a história da sua vida), vai conseguir entender a essência do acontecimento.
Vou dar um exemplo: marido abandona esposa. A mulher, presa à história, afirma que o marido não presta, que a amante é uma vigarista, que ela é uma pobre coitada. Acredita que o marido a largou por outra, que ele não deveria ter feito isso, que ele não mais a ama.
Só que o marido largar a mulher não é uma história de vida, mas sim uma prova, uma missão e uma expiação, pois se trata de elementos de uma encarnação. Nenhuma mulher pode ser largada se não existir esta prova, missão e expiação para acontecer.
É isso que precisamos compreender. Precisamos tirar a história da vida, o sentido que os acontecimentos ganham através do ego, ou seja, aquilo que vocês acreditam que está acontecendo. Quando isso acontecer, poderão entender o tripé (provas, missões e expiações) que desenha a vida do espírito encarnado.

Compartilhar