Pergunta 0001: O que é Deus? (O Livro dos Espíritos)

Antes de fazermos comentários a respeito dessa questão, busquemos compreender a pergunta em si. Kardec não pergunta ao Espírito da verdade sobre quem é Deus, mas sim o que é Ele. Dessa forma, a resposta não dá uma descrição de Deus, mas apresenta a função Dele para o Universo.

Quando Kardec perguntou o que é Deus, quis saber o que representa o Senhor para o universo, onde pode se encontra-Lo no Universo. A resposta, portanto, não se trata de uma descrição do Pai, mas da compreensão da Sua função no universo.

Essa visão altera completamente o sentido da resposta, pois Kardec não está perguntando se Deus tem barbas longas e brancas, mas como pode reconhece-Lo no nosso cotidiano. Como pode o ser humanizado, com a sua visão tão curta das coisas universais, ver, entender, saber Deus.

Essa é a intenção da pergunta e isso precisa ficar bem claro, pois senão se altera o sentido da resposta. Toda resposta é dada de acordo com a intenção da pergunta.

Acho que não precisa se relembrar que os espíritos fora da carne conhecem pela transpiração sentimental as intenções do ser encarnado.

NOTA: Transpiração sentimental são as energias que compõem a aura do ser encarnado. Pela tonalidade da cor da aura, os espíritos fora da carne podem conhecer o padrão sentimental do encarnado, reconhecendo, assim, a sua intenção. Transpirando o encarnado arrogância, o desencarnado consciente sabe que a intenção da ação é se sobrepor ao próximo. Se a transpiração é de sofrimento, o desencarnado sabe que a intenção desse ser é acusar alguém de ter lhe ferido.

Dessa forma, o Espírito da Verdade quando respondeu a Kardec conhecia a sua real intenção.

Por isso, quando bem analisada a pergunta (“o que é Deus”) temos, então, a perfeita compreensão da intenção de Kardec: o que o Senhor representa para o universo.

Compartilhar