“649. Em que consiste a adoração? Na elevação do pensamento a Deus. Deste, pela adoração, aproxima o homem sua alma”. (O Livro dos Espíritos)

Se olharmos no dicionário o que quer dizer adoração, encontraremos a seguinte definição para este termo: ‘render culto a (divindade); amar extremosamente; amar-se mutuamente ao extremo’. A partir disso, precisamos analisar cada uma destas definições para poder bem compreender o que é adorar.

Adorar é render culto a Deus. Digo isso porque o próprio Espírito da Verdade diz que a adoração aproxima o ser humanizado de Deus.

Adorar é amar extremosamente a Deus. Digo isso porque Cristo ensinou que o mandamento ao qual o ser humanizado deve se ater é amar o Pai acima de todas as coisas. Esta, portanto, é adoração que é esperada de um ser em busca do Senhor.

Adorar é amar-se mutuamente ao extremo, ou seja, é entrar numa relação amorosa com Deus extrema. Amar e sentir-se amado por Deus extremosamente é, portanto, a verdadeira adoração.

Adorar não é ficar à frente de uma estátua; não se trata de ir à missa ou ao culto, nada tem a ver com postar-se de joelhos e orar, mas, entrar numa relação amorosa extrema com o Pai.

Com estas conclusões chegamos à realidade sobre a adoração que é esperada do ser humanizado que pretende aproveitar esta encarnação para realizar o trabalho da sua elevação espiritual: buscar a verdadeira adoração. Para isso o seu trabalho durante esta existência deve consistir-se em buscar uma comunhão amorosa extrema com o Senhor.

Quando você ama e se sente amado, o que é o mais difícil, por Deus pratica-se a verdadeira adoração. Muitos acham que a adoração consiste-se apenas em amar ao Pai. Alguns até durante os seus momentos de adoração dizem que fazem isso, mas ela na verdade não existe se não houver a idéia de que se está sendo amado por Ele. Como viver isso é difícil, vamos conversar um pouco sobre esta questão.

Será que o ser humanizado sabe o que é ser amado por Deus? Acho que não. O máximo que consegue é sentir-se contentado por Deus, ou seja, a única coisa que ele consegue exprimir com relação a ação divina é viver o contentamento quando o Senhor atende seus desejos mundanos. Agora, quando Deus, como todo pai, dá o que o filho precisa e não o que ele quer, o ser humanizado, longe de sentir-se amado, acaba se revoltando contra a vida e muitas vezes contra o próprio Deus.

Sendo, portanto, necessário viver todos os acontecimentos da existência com a sensação de estar sendo amado por Deus e isso não acontecendo quando o ser humanizado tem seus desejos contrariados, afirmo que de nada adianta este mesmo ser exercer a sua adoração indo à missa ou fazer cinco orações por dia e nem adianta ficar sentado na posição de lótus por horas. A verdadeira adoração, aquela que contribui para a elevação espiritual acontece em todos os lugares e a qualquer momento onde o ser humanizado consegue superar seus desejos e ansiedades e consegue sentir-se amado pelo Pai em todos os acontecimentos de sua vida. Se isso não for vivido, de nada adianta buscar a adoração como caminho para a elevação.

Senhor, fazei de mim instrumento de Vossa Vontade’. ‘Louvado seja Deus por tudo que acontece na minha vida’. Nestas consciências está a verdadeira adoração que aproxima o ser humanizado do Pai. Quem não as mantém quando acontece algo que é indesejável por ele, ou seja, só está satisfeito com o Pai quando Ele atende seus anseios mundanos, não adora verdadeiramente a Deus e por isso não consegue se aproximar Dele.

Para aquele que busca a elevação espiritual é preciso o entendimento que a adoração é a base de todo o trabalho e que ela acontece apenas quando o ser humanizado transforma as vicissitudes (alternância entre as situações) de sua existência em fruto do Amor de Deus pelo seu filho.

Participante: Li o livro ‘Os mensageiros’, de Chico Xavier. No entanto, agora um espírito pede que o estude. Qual a diferença?

A diferença está na nossa análise desta pergunta de O Livro dos Espíritos. Ler o livro é ler que a adoração nos aproxima de Deus. Estudar o livro é analisar o que o autor quer dizer com o que escreveu e chegar à conclusão que é necessária a comunhão amorosa extrema com o Pai.

Muitos de vocês com certeza já haviam lido o texto desta questão de O Livro dos Espíritos. Pergunto: conseguiram chegar às conclusões que chegamos agora? Acho que não. Por que conseguimos chegar? Porque fomos analisar o que está escrito. Para isso recorremos originalmente ao dicionário da língua portuguesa, o que é um excelente caminho, pois ele nos fala de sentidos dos vocábulos que corriqueiramente esquecemos.

Faça isso. Leia um trecho deste livro que lhe foi recomendado ler e, então, pare a leitura e medite sobre o que leu. Para isso aconselho o auxílio de um dicionário para poder observar o real sentido dos vocábulos que formam o texto que você leu. Como o sentido dado por este instrumento é universal para aqueles que falam português, você estará mais perto da intenção de André Luiz ao ditar este livro. Se não fizer isso, continuará vivendo com os valores que aplica aos vocábulos, que podem e são muitas vezes diferentes dos usados pelo autor. Com isso, estará gerando uma interpretação diferenciada do texto e nada aproveitará do estudo.

Compartilhar