Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo esta carta ao povo de Deus da cidade de Éfeso, o povo que é fiel por estar unido com Cristo Jesus.

Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Agradeçamos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais no mundo celestial. Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para pertencermos a Ele, sendo unidos com Cristo, a fim de sermos somente Dele e estarmos sem culpa diante Dele. (Carta de Paulo aos Capítulo 1 – versículos 1 a 4)

Paulo começa a carta aos Efésios afirmando que essa vida não é resultado da vivencia dos acontecimentos ocorridos nela, mas que tudo que se pratica agora já vem programado antes do “próprio mundo existir”. Esta programação é feita por Deus, ou seja, nada é obra do acaso ou da sorte. É isso que precisa ser compreendido.

 Viver a vida material não é o que o ser humanizado pensa (vivenciar acontecimentos que ocorrem sem nenhuma programação anterior), mas simplesmente realizar coisas que foram programadas anteriormente.

A vida é criada antes do nascimento do ser humanizado com todos os seus detalhes, com todos os envolvimentos. Criada pelo espírito que irá vivenciá-la, mas ratificada por Deus, o que dá a Ele a autoria.

A vida do ser humanizado é, portanto, resultado da vontade de Deus. Quando chega à carne (nascer), o que o ser faz é passar pelas situações que criou antes do nascimento, ou seja, vivenciar a vontade de Deus.

Isso Paulo nos diz nesse trecho, mas afirma mais: por estar unido com Cristo não tenho do que me envergonhar do que faço. Vamos entender isso.

A união com Cristo é a vivência dos acontecimentos da vida pré-programada sentindo apenas o amor universal por tudo e por todos. Quem conhece essa realidade do universo e vivencia a vida com esse amor, não sente culpa por nada que tenha feito, dito ou pensado.

Sabemos que o ser humanizado carrega culpas durante a vida, mas pergunto: culpa do quê, de quê? Ninguém pode ser culpado de nada, pois tudo que acontece a todos já estava previamente escrito, sancionado por Deus, ou seja, o acontecimento foi fruto da vontade do espírito e foi aprovado por Deus.

Que culpa tem o ser de fazer aquilo que foi sancionado por Deus? Nenhuma. A única culpa, se quiser que haja uma, nos acontecimentos que os seres humanizados protagonizam não está no ato em si, mas na intenção com a qual os vivencia.

A culpa que o ser humanizado pode ter nos acontecimentos da vida é vivenciar das coisas prescritas querendo ser feliz individualmente, que as suas posses, paixões e desejos sobreponham-se à dos outros.

Portanto, se há alguma culpa que o ser humanizado possa apontar em si mesmo é aquela que é gerada pelo individualismo, ou seja, o amor a si mesmo acima de todas as coisas. Para libertar-se dela de nada adianta o ser humanizado ficar apenas se culpando: deve exterminar as paixões, as posses e os desejos que geram o individualismo. Precisam eliminar a ação dessas propriedades.

É isso que Paulo nos ensinou nesse início da Carta aos Efésios: você veio para a carne com o destino pré-traçado e por isso não há porque se sentir culpado de praticar qualquer ato.

Compartilhar