Participante: nós vínhamos no carro conversando. O colega falou sobre o aparelho GPS. Eu fiz um comentário com uma informação discordante da dele. Isso não gerou uma discordância entre nós, mas depois minha mente disse: ‘olha a diferença de conceito entre as pessoas’! Nas situações onde estou conversando e observando as pessoas a minha mente, ao mesmo tempo que traz uma informação discordante da outra pessoa, me dá um toque: ‘observa o que está acontecendo’. Ou seja, é como se ela me desse duas proposições de coisas a fazer (prestar atenção no que penso ou no que ouço, para que eu fizesse uma escolha.
Sim, tem muitos que não conseguem observar, mas tem outros que conseguem.

Volto a repetir: o importante não é observar ou não. O importante é ser feliz.
Deixe-me falar bem claramente, pois aqui não tem nenhuma criança. Todos aqui sabem o que é sofrer; todos sabem que não querem sofrer. Por isso, pergunto: por que na hora que sofrem não lutam para sair desse estado de espírito? Porque ao invés de fazerem alguma coisa para estancar o sofrimento preferem apenas lamentarem-se?
Sabe, o toque da sua mente que você relatou ainda está muito erudito, muito científico. Se você conseguisse achar um caminho por causa dessa ação da sua mente, amanhã vai cobrar de outro que não tenha: ‘Você não tem esse toque? Por que isso não acontece com você? Será que está realmente se dedicando tanto quanto eu’?
O resumo de todo o processo de reforma íntima é: descobriu que está sofrendo, aja contra esse estado de espírito, aja contra o sofrer. ‘Eu não quero isso para mim. Por isso, se o que estou vivendo me causa sofrimento, prefiro abrir mão dessa verdade ou de querer isso ou aquilo’. Pronto: acabou tudo o que precisa saber e fazer para ser feliz.
Para se viver em felicidade não é necessário ciência alguma: basta apenas ser feliz. É só isso o que você tem que fazer: tem que arrumar um jeito para ficar em paz, para se harmonizar com o momento que está vivendo. Esse jeito não é universal, não está preso a nenhuma ciência: cada um precisa encontrar o seu.
Por isso sempre disse que a minha função é abrir o leque de possibilidades de verdades que podem estar presentes em todos os momentos. Com isso, gero ferramentas para você escolher a que quer usar.
Eu não estou aqui para ensinar nada a ninguém. Não estou aqui para transmitir verdades, ensinamentos profundos dos antigos. Não, estou aqui simplesmente para lhe dar armas para que possa escolher qual delas vai usar para matar aquilo que lhe causa sofrimento. Ponto final: essa é a minha função.
Dezessete anos falando a mesma coisa e cada vez que falo abordo o mesmo tema de uma forma diferente. Faço isso exatamente para que possa ampliar o arsenal de tal forma que você sempre encontre uma arma que lhe sirva.
Na verdade, já dissemos tudo o que tínhamos para falar quando enumeramos as ‘Cinco Verdades Universais’ em 2001. Elas são as bases de tudo o que falamos ainda hoje. Mesmo que nunca mais tenha falado delas, tudo que digo está fundamentado nelas.
Portanto, se alguém quer saber alguma coisa de nossas mensagens, concentre-se apenas em entendê-las. A necessidade de entender qualquer outra coisa é apenas um apelo mental.
Hoje falamos de renascer e em outro dia o assunto teve um título diferente. Apesar disso, não falei nada diferente nos dois dias e nem de tudo o que transmiti nos últimos dezessete anos, apesar de nunca ter falado em renascer. Só que vocês imaginam que o assunto de hoje foi totalmente novo. Porque isso? Porque não se concentram na base do assunto. Com isso, o que foi dito hoje será esquecido.
Por isso, lhes digo: esqueçam os argumentos que usei, esqueçam os aspectos científicos envolvidos, esqueçam tudo o que foi dito e concentrem-se apenas numa coisa: o meu objetivo de vida é ser feliz! Não uma felicidade condicionada, ou seja, ser feliz porque ou para ganhar a elevação espiritual ou ter uma vida melhor. Estou falando em ser feliz para viver melhor essa vida porque você não aguenta mais sofrer. Na hora que disser isso para si mesmo e observar o arsenal que tem à sua disposição para alcançar essa felicidade, terá conhecido tudo o que precisa para a sua luta. Todo o resto é apenas conversa para sábio.

Compartilhar