O buscador da felicidade tem muita atenção quando se relaciona com outras pessoas porque sabe que nessa interação podem acontecer muitas oportunidades para a perda da felicidade. Durante os relacionamentos atenta em ter em mente duas características importantes dos seres humanos.

A primeira é a privacidade do mundo interno de cada um.

Ninguém consegue saber ao certo o que a outra pessoa está pensando, imaginando ou a sua intenção ao fazer ou falar alguma coisa. Mesmo quando a outra pessoa se declara, ou seja, afirma o que vai em seu mundo mental, nem sempre aquilo que diz corresponde à realidade. É por isso que o buscador tem atenção plena durante os relacionamentos.

A segunda característica do ser humano que o buscador da felicidade sabe que existe é a impermanência das ideias e das emoções das pessoas.

Ou seja, sabe que todos modificam o seu mundo interno constantemente, passando a crer em coisas diferentes regularmente e relacionando-se com emoções diferentes para situações análogas.

Por causa dessas duas características o buscador da felicidade não se deixa levar pelas suas ideias sobre o próximo. Mesmo que na sua mente exista a afirmação que conhece a intenção do próximo ou sabe do que é capaz ou está pensando, não se deixa levar por isso. Busca sempre interagir com os outros sem ter ideias pré-determinadas, preconcebidas, sobre o próximo e sobre o momento atual para que não caia em contrariedades.

Quem busca a felicidade interage com os outros sem conceitos pré-determinados, sem ideias preconcebidas. Ouve o que cada tem a dizer, mas não se permite fazer conceitos sobre os outros ou sobre o assunto em pauta.

Além disso, jamais espera de alguém determinada atitude, determinada posição. Sabe que por mais que imagine confiar nas ideias do próximo, a impermanência pode tê-lo feito mudar. Por isso, se persistir em suas próprias convicções esperando apoio, viverá uma desilusão que acabará com sua paz interna.

Aquele que busca a felicidade convive com o outro a cada momento como se aquela fosse a primeira oportunidade que estivessem juntos.

Compartilhar