Há mais uma coisa que preciso falar a vocês nesta mensagem introdutória. Vamos lá…
Vocês correm através de diversos objetivos na vida, mas no fundo o que buscam realmente é a felicidade. Tem gente que acha que a felicidade depende do dinheiro, por isso o busca se escravizando ao trabalho. Outros acham que a felicidade depende de viajar, passear; por isso se escravizam a ter estes momentos na vida. Durante a vida existem diversos motivos aos quais vocês se escravizam, mas não importa ao que você é escravizado, no fundo tudo que faz é para ser feliz, para alcançar a felicidade.
Sendo isso verdade, eu lhes pergunto: vocês vão entregar o seu bem mais precioso, aquilo pelo qual lutam, na mão de outra pessoa? Vocês vão confiar a sua joia mais preciosa aos cuidados de outra pessoa?
Estou lhes fazendo esta pergunta, porque é isso que faz aquele que depende de ter alguém ao seu lado para ser feliz, por exemplo. Ele entrega o bem mais precioso, a sua joia mais cara, na mão de um qualquer, de uma pessoa que como todo ser humano é egoísta por natureza e por isso pensa prioritariamente em si mesmo.
Portanto, se alguém me busca para auxilia-lo a não sofrer, mas expõe genericamente que o seu sofrimento é causado porque foi abandonado, tenho que responder genericamente a essa pessoa dessa forma: nunca entregue a sua felicidade na mão de outro. Nunca dependa de nada nem de ninguém para ser feliz.
Como se faz isso? Como se vive sem depender de nada ou de ninguém para ser feliz? Amando a si mesmo.
Quem ama a si mesmo – a si mesmo e não a um protótipo de si que não é você mesmo, quem é neste momento – se ama do jeito que é e por isso tem o controle total da sua felicidade. Ele não depende de ninguém, não precisa de ninguém para ser feliz. Ele basta para si mesmo. Este, se for abandonado, não sofrerá.
O ser humano precisa amar a tudo que tem, ser feliz com tudo que tem para ser feliz. Aquele que não coloca a sua felicidade à mercê das coisas do mundo consegue ser feliz, tendo ou não o que quer. Portanto, dentro do nosso exemplo, sofre quem é abandonado só aquele que coloca a sua felicidade na mão de outra pessoa ou à mercê dos acontecimentos e objetos da vida.
Tem uma coisa que acho que ninguém até hoje lhe ensinou: a forma madura de viver consiste em aprender a ter o poder sobre a felicidade. Ninguém consegue ser feliz se não tiver em suas mãos o poder de ser feliz.
Retomar este poder é a essência deste trabalho. O que vamos conversar a partir de toda e qualquer situação que me for apresentada por vocês é como deter o poder de ser feliz. É como ter nas suas mãos o poder para ser feliz. Mostraremos como aprender a não depender dos outros nem de nada para ser feliz. Aprender a retirar das mãos dos outros o seu bem mais precioso.
Isso é, em resumo, o que faremos. A partir das colocações, que como disse devem analisar profundamente a raiz do sofrimento, nós conversaremos para traçar um caminho para que retirem o poder sobre a felicidade das mãos de outras pessoas ou coisas e o tenham nas suas mãos.
Acho que o assunto chama a atenção e por isso estamos à disposição. Podem enviar perguntas como da outra vez, que responderemos e as orientações serão disponibilizadas para todos.
Não será necessário se expor. As perguntas podem ser feitas de uma forma anônima, podem ser colocadas de uma forma que outros não tenham ciência. Na resposta também não falaremos o nome de ninguém. Só comentaremos os casos.
Como disse, estou à disposição de vocês. Fiquem à vontade.
Com as graças de Deus, que vocês estejam na paz…

Compartilhar