Áudio

A primeira coisa que temos que entender é que não vamos conversar sobre quando o mundo disser sim. Isso porque quando ele fala sim é fácil, é simples manter a paz. Por isso o importante é aprender a viver em paz quando o mundo diz não.

Para se viver o não do mundo em paz é preciso se preparar. Por quê?

Participante: porque a gente vem preparando um cursinho desde criança?

Não.

Participante: para ter equilíbrio entre o corpo e a alma?

Não. Não vamos falar de alma hoje, porque vocês não sabem viver isso.

Cada vez que o mundo diz não, vocês sofrem. Isso prova que não sabem viver esse momento. Se soubessem, não precisaria essa conversa. Como não querem sofrer e sofrem, é preciso aprender como se faz isso e se preparar para viver esse momento.

Participante: trabalho em uma empresa que tenho que constantemente ver algo de positivo naquela contrariedade do momento. Tento transformá-la vendo o outro lado. Isso é válido?

Esse é o caminho.

Isso pode ser feito, mas tem um grande detalhe: há momentos que não consegue. Há momentos que não tem nenhum referencial positivo para colocar. Por isso vai sofrer.

A ideia não é transformar o ruim em bom, mas aprender a viver com o não sem perder a paz. Você propõe transformar um não em sim, mas muitas vezes isso é impossível.

Participante: estava falando disso com um rapaz hoje de manhã. Não lembro exatamente o assunto, mas falei: se você olhar a consequência disso vai ver que não é tão ruim. Vai ver que no final tudo se ajeita, tudo se encaixa como tem que se encaixar.

Perfeito.

Mas veja bem, se fala isso com uma pessoa, vamos dizer assim, que deu uma topada no pé é simples. Fale isso para quem perdeu um filho. Onde ele vai achar no fim alguma coisa boa? Nunca!

Parece que estou exagerando, mas é preciso, mesmo em um momento tão drástico, aprender a viver esse não em paz.

Participante: a aceitação dele?

Aceitação?

Aceitação ainda é sofrimento: ‘não tem jeito mesmo, estou ferrado vou ficar ferrado’. Não é disso que estou falando. Não é de aceitação; mas de um trabalho para destruir a perda da tranquilidade quando o não existe, quando a vida dá um não.

É diferente. O trabalhou que você propõe é buscar uma coisa boa para substituir um não, mas como disse, tem momentos que isso fica quase impossível.

O que propõe é um trabalho sim, mas que ainda não consegue abranger tudo. O que vamos começar a conversar é uma tentativa de abranger, todo e qualquer não, sem fugir dele. Vamos encarar o não da vida como não. Com o que vamos falar verá que há um jeito de viver em paz mesmo com a vida não trazendo nada de positivo.

Viver em paz: esse é o objetivo final do trabalho. É preciso ajudar os outros a encontrarem a paz porque eles estão cada dia mais desesperados na busca da paz e da harmonia e não conseguem.

É o que precisamos fazer. Não vou usar a palavra ensinar, mas precisamos orientar as pessoas para que aprendam a viver os seus momentos de não sem perder a paz e sem transformar em sim.

Ficou claro?

Então vamos começar.

Compartilhar