A primeira base ou comportamento que norteia a vida e gera os desejos do ser humanizado é o materialismo. O espírito quando encarnado é sempre materialista por essência. Mesmo aqueles que buscam a Deus, na verdade ainda almejam o bem material. Já o espírito norteia a sua interatividade com base no espiritual.

Sei que muitos estão pensando que estou faltando com a verdade quando afirmo que até aqueles que buscam a Deus querem o materialismo, mas é isso mesmo. Por exemplo: vocês hoje abandonaram o prazer (se divertir, passear assistir televisão, namorar) para comparecer aqui. Quem fez isso acha que o fato de estar aqui é uma demonstração clara que são espiritualistas. Mas, antes de encerrar a questão, precisamos ver uma outra coisa: a intenção que trouxe cada um até aqui.

Vocês vieram aqui como fruto de um desejo de estar, ou seja, decidiram que queriam estar aqui antes de vir? Então, estão buscando satisfazer esse desejo. Isso é materialismo. Se estivessem aqui sem antes terem decidido e planejado estar, então, estariam no espiritualismo.

O exemplo que usei é uma demonstração de materialismo, apesar do que muitos acham, pois, ser materialista não é apenas querer objetos materiais (dinheiro, bens materiais).

Materialista é aquele que quer a felicidade material, o prazer, a satisfação de ver seus desejos realizados.

Esperar viver aquilo que se quer: isso é materialismo. Mesmo que o desejo seja voltado para as coisas divinas, quando existe o contentamento de ter realizado o que era desejado o ser humanizado vive a sua natureza humana e não a espiritual. Sonhar em realizar os desejos, não importa quais sejam, é viver a partir da natureza humana.

Ter o espiritualismo como base de vida é mais do que se voltar para as coisas divinas, caracteriza-se por alcançar a felicidade com as coisas divinas. Quem alcança essa felicidade vive na equanimidade (‘se for, é bom; se não for, também estará bem’) e não no prazer (‘que bom, consegui vir’) ou na depressão (‘eu queria tanto ter ido’).

Portanto, quem quer viver a sua natureza espiritual precisa reformar-se. Precisa deixar de sonhar conseguir realizar seus desejos para viver a felicidade e vivenciá-la sempre, mesmo que o sonha não seja alcançado.

Compartilhar