Respondida as perguntas, deixe-me falar outra coisa importante para encerrar o estudo dessa pergunta de O Livro dos Espíritos.

Sempre que se escreve um livro, deve haver uma introdução, o desenrolar e o encerramento. A introdução do livro mostra o caminho que será desenrolado. Dessa forma, podemos encarar essa pergunta (001) como introdução de O Livro dos Espíritos, ou seja, a base para tudo que será estudado daqui para frente.

Não adianta nada começar a se ler O Livro dos Espíritos no meio, sem compreender perfeitamente a primeira resposta, pois mais tarde, quando vier uma nova informação, o ensinamento trazido nessa primeira pergunta estará valendo e estará por trás de todas as respostas.

A primeira pergunta apresenta O Livro dos Espíritos e submete todas as respostas posteriores ao seu sentido: Deus é a Realidade, a Verdade e só Ele é a Causa Primária de todas as coisas. Daqui para frente, qualquer resposta que fuja a isso não poderá compor O Livro dos Espíritos, mas estará compondo o livro que cada um quer ler.

Dessa forma, tudo que será falado a partir de agora será analisado a partir do prisma de que Deus é a Inteligência Suprema e a Causa Primária de todas as coisas.

Como já falamos, a pergunta busca compreender o que é Deus e não quem é Ele. Deus é isso, o que se pode conhecer de Deus é isso: que Ele faz tudo acontecer e que tudo que acontece é Perfeito e Verdadeiro, pela sua origem.

Compartilhar