Essa é uma coisa que aquele que busca a felicidade deve ter: paciência.

Sem paciência é muito difícil conseguir ser feliz. Sem paciência ficamos presos na ansiedade de conquistar. Estando preso a essa ansiedade, enquanto não se conquistar o que é desejado, sofremos. Enquanto não conseguimos ter o que queremos vivemos em sofrimento.

Alguns dirão que essa ansiedade é positiva, pois depois que se alcança vem a satisfação de ter conquistado. Será mesmo? Já repararam que assim que conquistamos algo aquilo perde o valor? Logo assim que conquistamos o que queremos passamos a querer conquistar outra coisa.

Portanto, aquele que vive a busca de algo com ansiedade, ou seja, sem paciência, perde a felicidade antes da conquista e também depois.

Os antigos tinham um ditado que dizia: o apressado come cru e sem sabor. Isso é verdade.

Quando se consegue as coisas muito facilmente não damos valor a elas; já quando a conquista vem depois de uma espera parece ter um sabor muito maior, dá muito mais satisfação. É por isso que há algo que o buscador da felicidade desenvolve dentro de si: saber esperar a hora de receber.

Ele sabe que as coisas não acontecem simplesmente porque quer que aconteça. Sabe que a vida não se move de acordo com aquilo que quer, mas dentro do seu próprio ritmo. Por isso o buscador da felicidade desenvolve a paciência de esperar a vida querer que as coisas aconteçam.

A vida vive a vida.

Não estou dizendo que o buscador fica sentado esperando as coisas caírem do céu. Ele age no sentido de ter o que deseja, mas sabe que alcançar já não depende exclusivamente dele.

Por isso age no sentido de ter, mas espera o momento que a vida vai lhe dar. Enquanto espera a vida chegar ao momento de ter, o buscador da felicidade, vai acalentando o sonho de ter aquilo que deseja, mas não entra na agonia de querer rápido, nem faz da conquista uma imposição. Ele aprende a viver a vida como se apresenta, mesmo que internamente ainda sonhe em ter algo.

Aquele que não desenvolve em si a paciência de esperar a vida brindar com aquilo que deseja ou que transforma o conseguir em uma obrigação cai muitas vezes em armadilhas que levam ao sofrimento.

Hoje é muito comum as pessoas, na ânsia de possuírem, fazerem financiamento que não conseguem pagar. Quando isso acontece, aquilo que deveria ser o motivo da felicidade acaba sendo algo que lhe gera sofrimento.

Por isso o buscador da felicidade não compra nada que não tenha como sustentar. Mas, para agir assim é preciso ter paciência para esperar poder ter.

A paciência de ter apenas na hora certa traz a felicidade.

O buscador da felicidade tem paciência e por isso não sai correndo atrás dela: vai aos poucos trabalhando tudo aquilo que lhe faz infeliz, sabendo que, como o fruto deste trabalho, a felicidade um dia chegará.

Compartilhar