Áudio

Então vamos lá.

Para podermos entender o que é o não que a vida diz temos que entender o que é vida. Vocês acham que estão vivos, por isso acho que podem me dizer o que é uma vida.

Participante: a gente não está vivo?

Vocês acham que estão!

O que é uma vida?

Participante: na minha opinião é uma sequência de acontecimentos.

Eu também já disse isso, mas não é.

Participante: é um período que a gente passa pela Terra para se aprimorar…

Não.

Participante: superar alguns obstáculos?

Não.

Não vamos entrar na parte do espírito. O que é uma vida humanamente falando?

Participante: está respirando está vivo.

Está respirando está vivo está certo? Olha que tem muito morto respirando, hem?

Participante: a vida é uma existência.

Não. O que é vida?

Participante: o senhor disse uma vez que é algo que passa debaixo do nosso nariz e a gente não vê.

Perfeito.

Vida é aquilo que passa debaixo do seu nariz enquanto você está preocupado ou ocupado com outras coisas. Vou tentar explicar um pouquinho o que é vida.

A vida tem três momentos que acontecem de uma forma tão rápida que vocês pensam que é instantâneo, mas não é. São três momentos distintos

1ª. Parte; vou chamar de material, mecânica. É a percepção que você tem: visão, audição, paladar, tato e sensibilidade pelo corpo.

Essa é a primeira parte da vida. Ela acontece quando você olha, ouve, sente cheiros, gostos, percebe as coisas por toque. Essa é a parte que chamo material, mecânica, da vida.

 Vou dar um exemplo: cadeira. A cadeira é vida, faz parte da vida no estado que está, do jeito que está, ou seja, a figura que você vê.  

Logo depois que essa parte mecânica aparece, aquilo que vocês chamam de mente – não é o cérebro, mas a mente – dá uma opinião sobre a vida. A parte mecânica é a cadeira; a opinião é: uma cadeira nova, velha, suja, limpa, com risco ou sem, uma cadeira que foi cuidada, que não foi cuidada, que está no lugar certo, que está no lugar errado.

Participante: bonita ou feia…

Bonita ou feia…

Tudo isso é opinião sobre a cadeira (vida mecânica) que sua mente cria. Opinião, porque a cadeira não é nada disso.

A cadeira em si é neutra. Ela não contém nem é nada disso. Não é bonita nem feia, limpa nem suja. Quem determina o que é a cadeira é a opinião que a mente lança frente aquilo que está acontecendo.

Essa opinião é a 2ª etapa da vida. Ficou claro isso?

Essa opinião assim que surge é comparada a uma coisa chamada conceito.

O que é conceito? São verdades que existem na mente.

Então veja. Para quem tem uma verdade que cria um padrão para limpa, se o comentário agora disser que a cadeira está suja, haverá um choque entre o que acha (conceito) e a opinião que foi dada.

Esse choque cria a 3ª etapa da vida, que chamo de emocional: o sentir.

Resumindo: aparece a figura de uma cadeira, ela é comentada pela mente e esse comentário é trabalhado junto aos conceitos. A partir dos choques entre os conceitos uma determinada emoção é providenciada pela mente.

Isso é a vida. Vocês vivem o tempo inteiro recebendo percepções, com a mente comentando e comparando percepções e emitindo uma carga emocional para você viver de uma determinada forma aquele momento.

Nenhuma pergunta? Não expliquei tão bem ou expliquei bem demais?

Mas, não é assim? Primeiro você vê algo e forma um julgamento. Só que esse julgamento não é formado por você, é a mente que opina e compara com os seus conceitos. Faz isso para chegar a uma conclusão. Quando chega diz: sofra agora desgraçado. Então você vai e sofre.

Participante: é tão automático que você nem percebe.

Isso. Isso acontece de uma forma automática.

Compartilhar