Como sei, então, o que pertence a natureza humana? Se tenho que estudar a natureza humana para me libertar dela, como sei qual é a ação humana interna?

Qual a missão dos mestres que falamos? Mostrar como a natureza humana funciona. Sendo assim, para descobrir o que é ação da natureza humana da qual preciso me libertar tenho que ver os ensinamentos dos mestres.

Se Cristo diz ‘não julgue’, para nós o que isso quer dizer? Que a natureza humana julga. Eis o caminho para o trabalho de libertação: a natureza humana julga. A partir dessa orientação cada um deve analisar a sua própria natureza para saber se ela está julgando ou não. Se estiver não aceite como certo, como real, o que ela está criando.

Cristo disse mais: você deve amar o seu inimigo. Isso quer dizer que não amar o inimigo faz parte da natureza humana. Por isso não aceite qualquer ideia criada pela razão a respeito do seu inimigo.

Krishna ensina que não se deve ter intencionalidades. Isso quer dizer que a natureza humana vive com intencionalidades. Por isso é preciso identificar as intencionalidades presentes no pensamento e se libertar delas.

Deu para compreender o trabalho? Os mestres, como disse, não falam de lá, mas daqui. Eles mostram a natureza humana, falam do que existe na natureza humana. É como um guia prático para que o espírito encarnado saiba onde agir para aproximar-se de Deus.

É no conteúdo dos ensinamentos dos mestres que você pode descobrir o que é humano e o que não é. Ou melhor, descobrir o que é humano para se libertar, sem saber o que não é humano.

Participante: eu esqueço muito as coisas.

Não é você quem esquece, mas a sua natureza humana.

Participante: e quando a gente insiste em contrariar essa natureza humana …

Não é para contrariar a natureza, é para identificar e não aceitar os frutos dela.

Participante: e quando a gente fica contrariada por tentar ir contra a natureza humana?

É sinal de que ainda está presa na natureza humana, porque é ela que está chateada e não você.

Participante: certo, mas o que fazer?

É sinal de que não se libertou. Faça o trabalho novamente.

Se fizer e continuar contrariada, é novamente sinal que não se libertou. Faça novamente. Persista …

Participante: eu tenho tentado. Todo dia quando levanto e ponho os pés no chão digo para mim mesmo: eu não dou humano, estou humanizada. Sou um espírito vivendo uma vida humana.

Isso é muito bom.    

Participante: com relação a comida, sempre digo: quem gosta de comer não é meu espírito, mas o corpo.

Um detalhe.

Você falou meu espírito. Estou pegando essa citação para lhe mostrar que apesar de dizer que sabe que não é o ser humano você é. Afirmo isso porque tem um espírito que é seu.

Não, você não tem um espírito, é o espírito.

Participante: certo, mas estou falando tudo isso para dizer que pelo menos estou tentando. O que estou fazendo já é um passo, não?

Sim, é um passo, mas não imagine que já fez toda caminhada. É apenas um pequeno passo.

Compartilhar