Participante: sofri para trocar de carro. Tinha um, queria outro. Depois de ter, já queria outro e nunca era feliz com o que tinha. Hoje tenho esse carro velho e devo me dar por feliz por ter ele, Agora sei que  meu carro está sempre ótímo, seja qual for.

Perfeito, é extamente isso: aquele que busca a felicidade aprende a viver o que tem com felicidade.

Não é por isso que vai ficar com um carro caindo aos pedaços. Hoje tem esse carro, mas se amanhã houver a possibilidade de trocar, troca, mas enquanto não for possível, é feliz com o que tem.

Não podemos tratar o ser humano como se fosse uma maquina. Pior, não podemos imaginar que o ser humano é aquilo que a gente pensa que é.

Ele é quem é! Cada pessoa é quem é, não é quem dizemos que é! 

O ser que busca a felicidade sabe disso e age maduramente com isso. Por esse motivo não lida com as pessoas a partir dos seus própios conceitos.

A cada vez que encontra alguém lida como se fosse a 1ª vez que esta tratando com aquela pessoa. Sabe que se não fizer isso os conceitos vão virar em preconceitos e vão agir. Com isso a pessoa pode estar querendo fazer alguma coisa que não vê que é bom e chuta o pau da barraca antes mesmo dela abrir a boca.

  Participante: na questão emprego, sai muitas vezes. Me dei mal, mais do que quando trabalhava, vi mais uma vez que eu não era feliz com o que tinha, no hoje reconheci como deveria. Por isso falei, só ele vai poder tomar a decisão, e quando tomar essa decisão, vai ter que ser muito consul do que acabou de decidir. Justamente para depois não ficar se lamentando.

Participante: aqui também fiquei quase 2 meses sem contar aos meus pais que tinha engravidado a namorada com medo da reação deles. Eles até ficaram felizes. Vai se lá entender, amigo.

Pois é, vai lá entender.

A gente não entende ninguém, a gente nem entende a nós mesmos. Achamos que vamos reagir de uma forma, na hora, reagimos de outra. Quantas vezes pensamos que vamos reagir de uma forma a alguma coisa que alguém diz e quando vemos já estamos reagindo de outra.

   Deixe-me dizer uma coisa: sua vida é uma copia da vida de todos: todos nós vivemos iguais. Vivemos em lugares diferentes, nos relacionarmos com objetos diferentes, com pessoas diferentes, mas a essência é a mesma, porque estamos vivendo a vida.

Sabe, a vida é igual para todo o mundo, nós é que pensamos que somos diferentes e temos experiências diferentes dos outros. Imaginamos que os outros não têm o problema que a gente tem. Engano, todo o mundo tem o mesmo problema. As questões da vida, em essência, são as mesmas para todos porque todos vivem a mesma vida.

   Ser feliz, é não viver de achismo. Não viver de achismo é viver uma das facetas da felicidade. Estamos aqui justamente para conversar sobre essas formas de vivenciar a vida que servem para todos a todo momento.

Compartilhar