O resumo de tudo que conversamos nos últimos dezessete anos é isso: saia pela vida com a única certeza de que ela é e será sempre o que for. Por isso compreenda que é preciso que você se adeque a ela ao invés de sonhar em adequá-la ás suas posses, paixões e desejos.

Se hoje tem um problema, tenha. Se não consegue resolvê-lo, não se desespere: aprenda a conviver dentro dessa realidade, ao invés de ficar sonhando que aparecerá uma solução mágica do dia para noite e irá transformar a sua vida. Claro que as mudanças podem ocorrer, mas isso não quer dizer que, se acontecer, será no dia que você quer. Por isso, enquanto a mudança não vem, aprenda a conviver em paz com o seu problema, já que não pode resolvê-lo naquele momento.

É só isso. Essa é a grande transformação que os espíritos encarnados precisam realizar. Eu costumo resumir muito a situação atual do espírito encarnado como a mãe que vai assistir o filho desfilar junto com a tropa e quando questionada pelo marido onde está o filho ela responde: é o único de passo certo …

É assim que vocês vivem: a única coisa certa é o que pensam, fazem, gostam, conhecem, etc. O grande problema é que isso não é real. Na realidade o certo sempre é o mundo. Por isso, aceitem-no: aceite a vida, aceite o que ela apresenta, aceite o que está acontecendo. Se imagina que é possível mudar alguma coisa, vá lá e tente, mas eu garanto uma coisa: é muito difícil mudar a vida …

Justamente por não aceitarem a vida como ela é que até hoje estão batendo a cabeça contra a parede. Pior: estão gostando de viver assim. Esta é a mensagem que temos que transmitir.

Vocês falam mal da política das suas cidades e sofrem pelo que os políticos fazem. Isso muda alguma coisa? Não. Pelo menos até hoje não mudou. Eles continuam sendo eleitos e desagradando a uma parte da população.

Por isso, ao invés de reclamar deles, faça uma coisa diferente: se candidate e aja diferente deles. Isso pode mudar alguma coisa no seu país. Apenas a sua reclamação nada mudará, com certeza.

Agora, se acha que candidatar-se é muito desgastante, que não quer fazer isso ou se candidatou e não foi eleito, pare de reclamar dos que estão lá e viva em paz com o que eles fazem. Se fizer isso, a política continuará a mesma, o que os políticos fazem pró e contra o povo também, mas você viverá em paz de espírito.

É isso que precisamos ajudar as pessoas a compreenderem. Esse é o trabalho do Espiritualismo Ecumênico Universal no novo mundo. Precisamos, no relacionamento com Deus, acabar com a idolatria, com o queimar incensos em Seu louvor, de viver em meditação, com deslumbramento. Acabem com essas coisas.

O melhor relacionamento com Deus é viver a realidade, aquilo que se tem para viver, com paz e harmonia. Só isso. O resto deixe para os sonhadores, para os idealistas, para aqueles que vivem imaginando coisas para resolver os problemas do mundo, mas que não conseguem resolver nem os das suas vidas.

Nosso trabalho e tudo o que conversamos nestes dezessete anos está fundamentado nisso: ajudar as pessoas a aprenderem a viver a vida que lhe é apresentada. Há muito tempo atrás propus a montagem de uma faculdade de vida. Uma escola que ensinasse aos seres humanizados a aprender a viver a vida que possuem. Infelizmente até agora nada consegui, mas continuo tentado, pois o nosso trabalho é ajudar as pessoas a viverem a vida que lhes é apresentada. Para isso estamos sempre mostrando a inutilidade de lutar contra a vida e ensinando que é preciso se viver tudo o que acontece, dentro do momento que ocorre, com paz de espírito e felicidade equânime.

Estou falando com vocês aqui, mas isso vale para todos que tiverem acesso a essa conversa. Aquele que se sentir tocado no sentido de auxiliar o próximo, compreendam que este é o único caminho. A todos aqueles que pedirem ajuda devemos ajuda-los amenizar a dor. Não tentando resolver os seus problemas, mas mostrando o que é ser inteligente emocionalmente. Para isso, digam: se você pode mudar o problema, mude-os; agora, se não podem, para que sofrer?

Para que sofrer, para que viver o processo de buscar a reforma do mundo se não consegue fazê-lo. Isso só causa desgaste e não leva a lugar algum.

Para encerrar, eu queria neste dia que para nós é comemorativo do décimo sétimo aniversário do EEU, que marca nosso trabalho porque é mais um ciclo que se encerra e outro que começa, agradecer a todos que por um minuto, uma hora, um mês ou um ano estiveram conosco. É essa soma de energias, todo esse envolvimento que foi criado nesse tempo todo, que vem nos movendo a continuar nesse trabalho, nessa missão.

Enquanto uma pessoa estiver nos ouvindo e Deus quiser que eu fale, estarei aqui para falar. Quando Ele não mais quiser ou não houver mais ninguém interessado, não tem para que falarmos. Por isso agradeço a todos que estiveram conosco. Lembro ainda que para se fazer esse trabalho é preciso o apoio de pessoas que estejam buscando a mesma coisa. Estejam sempre prontos para apoiarem aqueles que precisam assim como estejam abertos a pedirem ajuda aos afins. Lembrem-se que juntos podemos todos começar um novo mundo, mas sozinhos nada poderemos fazer.

Compartilhar