As doutrinas das diversas religiões não conseguem levar o ser humano a promover a sua reforma íntima porque são compostas por códigos de leis que devem ser cumpridas. Como a execução da reforma se caracteriza por se abolir as leis, é impossível se alcançá-la através de novas leis.

As leis das doutrinas religiosas também não podem ter valia para a elevação espiritual porque buscam atemorizar o ser humano com penas para que aquele que não cumpre os desígnios de Deus. Mesmo o Espiritismo, que afirma ter extinto o inferno, ainda prevê como expiação o pagamento de faltas de outras vidas.

Entretanto, Cristo afirmou que a única lei que existe é a do amor: amar a Deus a si e aos outros. Portanto, só se consegue a reforma íntima com o amor e não com o temor.

Não será atemorizando seus fiéis com pragas, excomunhão, fogo eterno, inferno ou com expiações futuras que se conseguirá auxiliar a qualquer ser universal a aproximar-se de Deus. . Apenas quando o ser humano atingir a consciência que leva à prática do amor eterno e incondicional ele promoverá a sua reforma e passará a se ver como espírito, pertencente ao reino de Deus.

Compartilhar