O ser humano, a personalidade humana, é um conjunto de registro sobre coisas. O ego é aquele que usa esses registros e os transforma em ideias, em consciências. Através da junção à força de maya, essas consciências transformam-se em realidades.

Nada do que é vivido foge a isso. Sendo assim, para que serve saber disso?

Essa é a grande pergunta, pois o ser humanizado gosta de saber, de conhecer, mas de que adianta um tesouro no fundo do mar? O importante não é saber, conhecer que o que é vivenciado é formado dessa forma, mas como utilizar o conhecimento.

Tenho respondido muitas questões a respeito de curiosidade. Tenho falado às pessoas para tomarem cuidado com ela. Isso porque existem curiosidades que podem ajudar, mas há outras que não servem para nada. Por isso é preciso ter muito cuidado com as curiosidades, com o querer saber.

Portanto, pergunto de novo: o que tudo isso pode lhe trazer de bom, pode lhe ajudar?

Participante: para sofrer ou não. Para entender que é preciso passar por isso. Saber que tudo é maya e saber que eu posso me deixar levar ou não pelo que é criado.

Para você o máximo que essas coisas servem é isso, mas elas podem servir para mais. É sobre isso que quero conversar agora.

O que estamos falando aqui é de um programa de computador. Quando quer fazer algo com um programa a primeira coisa que precisa saber é o que irá acontecer se apertar determinada tecla. Esse saber o que vai acontecer quando apertar é conhecer qual a programação do programa, saber como foi programado.

Participante: saber quem programou o filtro?

Não.

Saber como foi programado para ser, ou seja, como a sua visão foi programada para ver, como a audição foi programada para ouvir e assim sucessivamente. Saber como os seus cinco sentidos foram programados para agir.

Quando souber que achar uma planta bonita é um filtro compreenderá que foi programado para isso. Na verdade, não é você que acha bonita, mas um programa está gerando aquela conclusão.

Não é você que acha: tudo foi programado para. Você não acha nada bom ou mal, mas apenas foi programado para ter essa ideia, essa consciência. Além disso, foi programado para ter uma determinada emoção quando o filtro anterior criar uma realidade. Por isso, não é você quem está sentindo isso ou aquilo.

Isso é o que será descoberto quando colocar em prática o que conversamos aqui: ‘eu não sou isso, mas fui programado para ser assim’.

Quando isso acontecer o que pode descobrir?

Participante: como se alterar o programa?

Isso não. Não é possível alterar esse programa.

Quando compreender o que disse descobrirá que não é você que gosta ou desgosta de nada. Saberá que existe um programa que diz que gosta ou desgosta e que por ação da força de maya isso aparenta ser real.

Participante: ainda não estou vendo nenhuma vantagem no que o senhor está falando agora.

Na hora que entende que nada mais é do que um programa rodando, pode se libertar do que ele cria. Enquanto achar que você gosta ou que desgosta não conseguirá se libertar da emoção com que vivencia os acontecimentos. Isso porque o egoísmo não lhe deixa abrir mão de nada que é seu. Essa é a grande vantagem desse conhecimento.

Compartilhar