E não entristeçam o Espírito Santo de Deus. Porque o Espírito é a marca da propriedade de Deus em vocês e a garantia de que chegará o Dia em que deus os libertará.  (Capítulo 4 – versículo 30)

Essa palavra de Paulo é profunda demais. Só sobre isso poderíamos falar muito. ‘O espírito é a marca da propriedade de Deus em vocês’, ou seja, é a marca que você é universal.

A realidade de que você é espírito, é a marca de Deus e não da Terra. Sendo propriedade de alguém, deveria saber que é a propriedade do Senhor e que por isso não pode agir como quiser. Até aceito que quem não sabe que é espírito viva assim, mas vocês que dizem acreditar no mundo espiritual imaginar que podem ser o que querem, fazer o que desejam e estar do modo que anseiam é negar que são propriedade de Deus.

Acreditar que é espírito, ou seja, propriedade de Deus, é deixar de acreditar que é filho ou pai de alguém. Acreditar que é espírito é a marca que deve lhes levar a compreender que não precisam das coisas materiais que satisfaçam as percepções do corpo.

É isso que Paulo está dizendo. O que ele está falando é que acreditar que é um espírito que está vivendo uma situação humana e não um humano que vive situações espirituais deve lhes levar a compreender as coisas desta vida como fruto de uma propriedade de Deus e não como um ser que age como quer. Estou dizendo isso porque enquanto você acreditar que é um ser humano não conseguirá ver-se como propriedade do Pai e por isso terá que viver este mundo como um humano.

O espírito que você é, é a marca de Deus, é a prova de que é universal, divino, que é superior a todas as coisas que estão neste mundo. Só que negam essa marcam quando querem viver como humanos. Parecem os judeus que tampam a sua cabeça porque acreditam que existe nela uma marca da sua origem divina. Não veem que quando buscam viver humanamente estão se ocultando de Deus, estão querendo esconder a marca que prova que são propriedades de Deus.

Como disse lá atrás: Paulo é polêmico. Só que ele não é assim quando entendemos o caminho da elevação espiritual. Torna-se polêmico para aqueles que querem buscar a satisfação nesta vida. Digo isso porque quando ele afirma que você é o espírito, está lhe dizendo que deve acabar com a humanidade que vive. Que deve deixar de ver-se humano e ligar-se a Deus, voltar-se para o divino.

Para vocês, a minha pergunta é: quantos seres humanizados realmente querem voltar-se para o divino? Muitos dizem que querem alcançar a elevação espiritual, mas quantos realmente estão dispostos a pagar o preço para isso?

Sabe qual o preço para se alcançar a elevação espiritual? Uma vida sem a busca da satisfação individual, sem vontades, sonhos e anseios, sem posses. Uma vida sem nada que o humano considera importante, mas apenas preenchida com Deus. Quem está disposto a pagar este preço para poder obter a elevação espiritual?  É por isso que Paulo é polêmico.

Ele poderia ser chamado de puritano. Ele é puritano na sua fé e no seu ensinamento, como estamos tentando ser. Ele sempre buscou colocar o seu ensinamento dentro da base da vida ensinada por Cristo. Por isso nunca se negou a ensinar que o ser humano é o inimigo de Deus, que ele luta contra Deus para poder querer ter o controle das coisas deste mundo.

É por isso que Paulo diz que você é que deve deixar de ter raiva dos outros e não o ajuda a condenar o que os outros fazem, como, aliás, Cristo também ensinou:

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: não mate. Quem matar será levado à presença do juiz. Mas, eu lhes digo que qualquer um que fique com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão ‘você não vale nada’, será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você for ao altar para dar a sua oferta a Deus e se lembrar ali de que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a oferta diante do altar e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e dê a oferta a Deus”. (Mateus – capítulo 5 – versículos 21 a 24)

Antes que você vá a algum centro ou igreja pedir justiça para si, antes que erga sua voz a Deus pedindo para lhe afastar dos seus inimigos, lembre-se da marca de Deus em você: o espírito. Em nome deste, não reclamem nem questionem nada que os outros faça. Viva tudo com amor.

Abandonem toda amargura, ódio e raiva. Nada de gritaria, insultos e maldade. Ao contrário, sejam bons e delicados uns com os outros. E perdoem uns aos outros, como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês. (Capítulo 4 – versículo 31 e 32)

Compartilhar