Para o homem de coração, as decepções oriundas da ingratidão e da fragilidade dos laços da amizade não são também uma fonte de amarguras? São; porém, deveis lastimar os ingratos e os infiéis; serão muito mais infelizes do que vós. A ingratidão é filha do egoísmo e o egoísta topará mais tarde com corações insensíveis, como o seu próprio o foi. Lembrai-vos de todos os que hão feito mais bem do que vós, que valeram muito mais do que vós e que tiveram por paga a ingratidão.

Lembrai-vos de que o próprio Jesus foi, quando no mundo, injuriado e menosprezado, tratado de velhaco e impostor, e não vos admireis de que o mesmo vos suceda. Seja o bem que houverdes feito a vossa recompensa na Terra e não atenteis no que dizem os que hão recebido os vossos benefícios.

A ingratidão é uma prova para a vossa perseverança na prática do bem; ser-vos-á levada em conta e os que vos forem.

O Livro dos Espíritos – Pergunta 937

Veja que grande afirmação sobre aquilo que estávamos falando agora mesmo (decepções, ingratidões, ou seja, injustiças no mundo): nada é por acaso.

O que é ingratidão.

Participante: ingratidão é achar que eu sou melhor que o outro, que fiz tanta coisa e não fui recompensado.

A ingratidão é não se sentir recompensado. Perfeito.

E, o que seria a recompensa?

Participante: aí depende do que acho que fiz de bom para o outro. Pode ser amizade.

Não, não, eu estou falando de valores. Não importa o que alguém dê em retribuição ao que você fez, o que é isso? Um bem material.

Quem espera uma recompensa, seja mesmo um obrigado, um reconhecimento, está atento à busca material, está querendo ser elogiado na Terra. É a busca da fama.

Então, só sente ingratidão aquele que, aprisionado ao ego, acredita que o outro tinha que agir de forma diferente. Quando o ego diz que aquele é um sem educação quando não diz obrigado. Quando o ego diz que já fez tanto por ele e agora, no momento que precisa, não lhe ajuda em nada. É isso que é ingratidão.

Sentir ingratidão nos outros, é defender a sua fama, é defender a sua vaidade, a sua soberba. Por isso, é necessário que o ser encarnado aprenda viver liberto dessa cobrança. É preciso que aprenda a não explorar nada de ninguém.

Tem algumas palavras que não aplicam a abrangência que possuem. Dão apenas a abrangência que interessa a vocês.

Falei ninguém. Com isso atingi todos os seres do universo, inclusive aquele que você chama de Deus.

Não espere recompensa ou gratidão de ninguém. Não confie em ninguém, nem em você mesmo. Confiando em alguém, certamente um dia estará vibrando com a ingratidão que o seu ego vai criar, pois essa emoção é a consequência natural de acreditar em alguém ou em alguma coisa.

Quando o ego disser que deve acreditar na obrigação do outro fazer alguma coisa, diga: ‘não acredito nisso’. Quando seu ego disser que pode confiar em alguém, diga: ‘não acredito nisso’.

Até porque, nenhum espírito está aqui para ser bonzinho com você. O você que falo é o ser humano, o ser humanizado, o ego.

Nenhum espírito está aqui para passar a mão na cabeça do ego, ou seja, para estar de acordo com as verdades do seu ego. Todos nasceram para fazer a sua provação, para provar a si mesmos que se libertaram do individualismo.

Os espíritos encarnados estão aqui para lhe dar a oportunidade de fazer sua provação. Por isso, se na sua vida só há ingratos, erga as mãos para o céu! Agradeça ao Senhor a oportunidade de trabalho que recebeu.

Quando o seu ego diz que sofreu uma ingratidão, saiba que na verdade é Deus está dando uma oportunidade de amar. Quando diz que sofreu uma perda, Deus está dando uma oportunidade de amar. Amar incondicionalmente. É isso que precisam compreender.

É preciso mudar a forma de ver a vida. Ao invés de esperar que durante a vida o mundo esteja ao seu dispor, se contente consigo, espere do mundo apenas oportunidades para exercer o amor incondicional. Todos os momentos de uma existência carnal são oportunidades para se amar incondicionalmente. Para isso é preciso se libertar das condicionalidades que o ego cria.

É isso! Aliás, tem uma oração, senão me engano do Chico Xavier, que diz assim:

Eu pedi a Deus paciência e Ele me deu alguém que me contraria.

Eu pedi a Deus calma e Ele me deu alguém que é nervoso.

Eu pedi a Ele para ser manso e Ele me deu alguém agressivo.

Que vantagem teria na sua provação se Deus lhe desse tudo? Ele precisa criar a oportunidade para que você ame. Só quando sofre uma agressão é que pode comprovar que aprendeu a ser mando.

É isso que é a vida.

A cada acontecimento da sua existência, – e, por favor, prestem muita atenção nisso que vou dizer – a cada momento da vida, você encontra um instrumento que Deus coloca à sua disposição para obrar no sentido de proporcionar a oportunidade de alcançar o universalismo, a perfeita junção com o todo universal. A cada momento, cada micro fração de tempo, cada acontecimento, cada pensamento, a Causa Primária de Todas as Coisas está lhe amando oferecendo o instrumento necessário para que faça daquela coisa bruta uma obra de arte. Para que faça daquele materialismo, um universalismo; para que transforme aquele aparente desamor, num amor imenso e profundo.

Portanto, se vamos estudar desgostos, ingratidão, não poderíamos começar de outra forma a não ser dizendo que aquele que passa pela ingratidão, pelo desgosto, deveria levantar as mãos para o céu e agradecer a oportunidade de exercer a sua espiritualidade amando incondicionalmente a todos.

Participante: os egos agem sempre com um propósito, único: plantar e colher suas ações, recompensa. Obviamente o ego está sujeito a recolher resultados bons, ruins e intermediários.

O ego, não você.

Para o ego, sim: ele planta e recebe condicionalidade. Agora você, espirito, que se reconhece como um ser universal, que se reconhece como filho de Deus, deve deixar a personalidade humana sentir a ação que quiser e manter-se equânime.

Participante: são provinhas, provas e provões que são o pão de cada dia.

A intensidade da prova quem vai determinar é você. Agora, de uma coisa tenho absoluta certeza: independente da intensidade, foi você que pediu aquela prova.

Então, se hoje acha difícil, diga a si: ‘graças a Deus. Eu pedi essa prova. Isso é sinal que estou preparado para vivenciá-la, para realizá-la’. Se, no entanto, achar que Deus lhe dando uma prova sem nexo, que não merece, vai vivenciá-la com a consciência de não ter competência para realiza-la.

Achar que não é capaz de vencer as provações é uma ilusão. Todos têm condições de vencer todas as suas provas.  Sabe porquê? Porque é exatamente aquilo que cada um pediu para si antes da encarnação.

Compartilhar