Participante: você falou, e sempre fala, sobre a felicidade, da importância de sermos felizes. Diz que podemos atingi-la quando a conseguirmos nos libertar dos apegos e do vício do egoísmo. É possível, nessa vida ou em alguma outra o ser humano ser realmente feliz?

É, mas nunca confundir a possibilidade de ser feliz com a de viver bem. É possível estar feliz, é possível estar em paz, mesmo que a vida esteja ruim.

O problema, quando falamos da possibilidade de se viver a felicidade, é que a mente humana, viciada no bom, transforma logo a felicidade na ausência de problemas. Não é isso que estou dizendo. O viver feliz é o viver bem, em paz, estando com problemas ou sem. Não se trata de falar em ausência de problemas.

Cansei de bater nessa tecla: a prática do ensinamento não muda a vida; muda a forma de viver a vida. Ou seja, praticando o ensinamento, se amanhã tiver que passar forme, passará por essa situação sofrer. Agora saiba: a prática do ensinamento não vai garantir jamais comida na sua mesa.

O problema é que os seres humanos sonham com essa ausência de situações sofredoras. Já que estamos investigando a vida, tem uma coisa importante que quero falar. Qual a importância da elevação espiritual? Nenhuma. Nesse momento, para você que está humanizado, nenhuma.

Se nesse momento conseguisse se libertar de todos os seus apegos, se libertar de todos os vícios, sua vida não mudaria um centímetro do que aconteceria se não tivesse se desapegado. Só que as pessoas buscam a elevação espiritual querendo resultados nessa vida, ou seja, presos ao vício do bom. Por isso esperam que o desapego traga algo bom, (satisfaça as posses, paixões e desejos da mente). Quando ele não vem, dizem que fizeram alguma coisa errado, que não sabem fazer isso ou que o ensinamento está errado. 

Enfim, respondendo, a felicidade pode ser alcançada, mas ela nunca vai se traduzir numa filha que arrume o quarto, numa vacina preventiva contra o câncer, numa família organizada que viva em paz. Aliás, nem vai se traduzir naquilo que você acha que é uma a vida de um ser elevado: viver em oração, em meditação.

Participante: se ela for realmente atingida, não muda nada materialmente, como você disse, mas como nos libertamos dos vícios e apegos e conseguimos estar feliz, acessamos mais facilmente o espírito?

Não. A mente humana não tem capacidade de alcançar nada que é espiritual. NADA. Não é só o espírito, mas nada que é espiritual.

Adoro ver as descrições que o ser humano dá do mundo espiritual. Dá vontade de pegar esse ser e leva-lo para ver as verdades de lá. Como ele iria se chocar.

Nesse aspecto, O Livro dos Espíritos é muito claro: ‘o espírito é alguma coisa? Para nós é, para vocês não. Para vocês é um nada’. Isso porque vocês não têm condições de saber.

23. Que é espírito?

— O princípio inteligente do universo.

23 – a) Qual é a sua natureza íntima?

— Não é fácil analisar o espírito na vossa linguagem. Para vós, ele não é nada, porque não é coisa palpável; mas, para nós, é alguma coisa. Ficai sabendo: nenhuma coisa é o nada e o nada não existe. (O Livro dos Espíritos)

Já me pediram para falar como é lá. Como posso falar de alguma coisa quando não há palavras para descrever? A notícia que vocês têm do mundo espiritual falam das cidades espirituais, do umbral, do céu, do paraíso. Nada disso é verdade. O próprio Cristo diz que o reino dos céus não está nem em cima, nem em baixo, mas dentro de cada um. Só que os cristãos ainda pensam no paraíso existindo lá em cima.

O Livro dos Espíritos fala que no Universo não existem espaços circunscritos. Só que os umbandistas ainda acham que existe uma floresta onde mora Oxóssi e seus caboclos. Como isso é possível, se no mundo espiritual não há verde, não há natureza?

1011. Um lugar circunscrito no Universo está destinado às penas e aos gozos dos Espíritos, de acordo com os seus méritos? Já respondemos a essa pergunta. As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição do Espírito. Cada um traz em si mesmo princípio de sua própria felicidade ou infelicidade. E como eles estão por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado se destina a uns ou a outros. Quanto aos Espíritos encarnados, são mais ou menos felizes ou infelizes segundo o grau de evolução do mundo que habitam

1012: De acordo com isso, o inferno e o paraíso não existiriam como os homens os representam? Não são mais do que figuras: os Espíritos felizes e infelizes estão por toda parte. Entretanto, como já o dissemos também, os Espíritos da mesma ordem se reúnem por simpatia. Mas podem reunir-se onde quiserem, quando perfeitos.

Comentário de Kardec: A localização absoluta dos lugares de penas e de recompensas só existe na imaginação dos homens. Provém da sua tendência de materializar e circunscrever as coisas cuja natureza infinita não podem compreender. (O Livro dos Espíritos)

Costumo brincar falando o seguinte:

se você gosta de tomar cerveja, se acha necessário tomar umazinha, não queira ir para o céu; lá não tem cerveja. Se gosta de música, a acha sublime, não vá para o céu, pois lá não tem música.

O que é uma nota musical? É uma forma: dó, ré, mi, fá, sol. Nada mais do que formas. Como pode haver uma nota musical em um mundo onde não existem formas? Como pode haver uma palavra, que é uma forma, num mundo que não tem formas?

Agora, não tente entender o que estou falando. Você não consegue compreender as coisas espirituais, lembra? Só saiba o seguinte: o que sua mente cria sobre o mundo espiritual não é verdade. Trata-se apenas de um instrumento para que mais tarde a mente gere o seu vício. Sim, isso mesmo, porque na hora que acreditar que o mundo espiritual é assim ou assado se alguém vier e falar o contrário, você vai sofrer.

Tudo desse mundo é instrumento para colocar em cheque o seu egoísmo. Nada mais do que isso.

Quer um conselho? Dedique-se a viver a vida da melhor maneira possível para você. Tentar viver o que aparece, a cada dia, estando naquele momento em paz. ‘Será que vou conseguir a felicidade? Será que posso ser feliz? Não sei. Só sei que agora, hoje, aqui, vou tentar ser.’

Compartilhar