Baixar arquivo

Participante: sobre o assalto, tenho o direito de ter a legítima defesa em um assalto ou numa agressão? Caso acabe matando o assaltante no momento de legítima defesa, estarei errado?

Boa pergunta.

Você tem o direito à legítima defesa?

Participante: quando tem.

Pode ser que você seja atacado e não reaja. Por isso a minha pergunta é: quando tem direito à legítima defesa? Quando reagir.

Toda vez que reagir atacando ao ser atacado, tinha o direito de fazer isso? Porque posso dizer isso?

Por que posso dizer que tinha o direito de reagir atacando quando agiu assim? Porque reagiu.

Não pode se mudar nada, nem nada é errado. Se reagiu, tinha que reagir. Acabou! Não pode julgar o que aconteceu. Não se pode julgar o assaltante, mas também não pode se julgar.

Agora, o que não tem direito?  Internamente não pode acusar o assaltante. Dizer que ele é um bandido safado, sem vergonha, que mereceu a sua reação que ele não vale nada. Isso você não pode.

Participante: vou ficar aqui sem mágoa. Ver que ele me assaltou e depois vê-lo ir embora foi embora e ficar sem mágoa.

Isso.

Se não ficou com mágoa, ótimo, mas, não fique com mágoa do bandido safado sem vergonha.

O assaltante pode ser um bandido safado, sem vergonha? Não. Porque que não pode ser um bandido safado sem vergonha? Porque ele é seu irmão.

Ele é um espírito, não um bandido. Não é um safado porque é um espírito igual a você. Um filho de Deus. Você gostaria que alguém xingasse seu filho de bandido safado sem vergonha? Deus também não gosta.

Sabe, ele pode ser um bandido, mas sem a conotação de que ser isso é algo errado, ruim, feio.

Ele é um bandido sim, mas o que quer dizer isso? Que é um espírito exercendo o papel de bandido. Para quê? Para assaltar alguém. Assaltar quem? Quem ele assaltar.

Vamos botar uma pedra definitiva em cima daquilo do assalto? Você conhece a Bíblia? O que o Cristo falou para o moço que queria segui-lo? Doe tudo que é seu aos pobres e me siga.

Pois é, para seguir Cristo precisa doar tudo o que é seu. Se não doa, Deus arruma alguém para fazer essa doação por você: o assaltante.

Resumindo: sabe porque você é assaltado? Porque não quer ser assaltado.

É isto que comecei dizendo: vocês não se preparam para a vida. Você pode ser assaltado a qualquer momento, em qualquer lugar; está preparado para isso?

Está preparado? Se você não estiver vai ver um bandido safado sem vergonha, roubando aquilo que você comprou com o sacrifício do seu trabalho.

Isso é o que acha, mas na verdade, o que está acontecendo ali é um seu irmão, um espírito filho de Deus, agindo em nome do Pai, ajudando para fazer o que não teve coragem de fazer: dar que é seu aos pobres.

Agora, caindo na real: você vai conseguir botar isso em prática? Vai conseguir doar o que é seu? Não vai! Mas precisa usar esse argumento na conversa com sua mente. Para quê? Para a dor de ter sido assaltado parar de doer!

Na hora em que essa dor estiver doendo, não vai estar em paz, nem dará paz aos outros.

Compartilhar