Essa é a primeira informação do Espírito da Verdade na sua resposta. Mas, há mais uma informação que pode auxiliar na perfeita compreensão do estado do espírito quando do retorno à pátria espiritual. Ela está expressa no seguinte trecho: ‘o Espírito fica com a ciência que daí lhe veio e não a esquece’.

Pergunto: que ciência é essa? Com que ciência o espírito fica? Será matemática, geografia, biologia?

Participante: será a ciência espiritual?

Claro.

Se não fosse assim, se o espírito permanecesse de posse da ciência material, as crianças não iriam mais para as escolas. Todas conheceriam as ciências humanas, pois são espíritos que já reencarnaram e que por isso deveriam trazer dentro de si este conhecimento.

Portanto, quando se está falando aqui que o espírito não perde a sua ciência, está abordando a ciência espiritual, não a material. O conhecimento científico material será completamente esquecido depois do desencarne.

Quando você sair da carne e voltar à consciência espiritual, a sua ciência material estará zerada. Você não vai mais saber nada das coisas materiais. Na hora que tiver que entrar em uma nova encarnação, agregará ao seu ego a ciência que irá precisar para viver aquela nova vida. É por isso que uns nascem com mais conhecimentos que os outros.

Esse conhecimento que alguns trazem de forma genética não se trata de aprendizados científicos de outras vidas, mas sim de elementos do ego da nova existência. Eles não estão no espírito, mas sim no ego, pois tudo o que foi aprendido sobre ciência material em outras vidas, apagou-se.

Participante: não fica uma ligeira intuição?

Não: tudo se apaga.

Participante: por que alguns vêm com mais aptidão para umas coisas do que outros?

Como disse, na hora de programar a encarnação, o espírito coloca o conhecimento científico material, que vocês chamam de aptidão, de acordo com a necessidade da encarnação. Por isso uns tem mais aptidões para umas coisas e outros para coisas diferentes.

Isso não tem problema. O importante é compreendermos que a aptidão ou conhecimento não é do espírito e nem fruto de conhecimentos de outras encarnações, mas está no ego e é disponibilizada para uma única encarnação apenas.

O ego contém todos os elementos necessários à realização dos objetivos da encarnação. Vamos dar um exemplo: como é o nome daquele espírito humanizado surdo que fazia música?

Participante: Ludwig Van Beethoven.

Esse espírito pode, ao longo de encarnações anteriores, jamais ter conhecido uma única nota musical. Pode, ainda, em encarnações posteriores, não ter tocado nenhum instrumento. Na verdade, toda aptidão musical que demonstrou naquela encarnação foi fruto da organização de cultura musical colocada no seu ego daquela encarnação, pois precisava dela para aquela encarnação.

O fato de ter nascido naquela encarnação como pianista, não quer dizer que em outra tivesse que ser também necessariamente um músico. Muito pelo contrário: pode ter nascido açougueiro, ou carpinteiro, se essa fosse a aptidão que atendesse aos objetivos daquela outra encarnação.

Portanto, o espírito arruma a ciência material no ego de acordo com a necessidade para a encarnação. Tudo o que já havia sido conhecido anteriormente e que não teria valia nessa etapa da sua existência espiritual apaga-se.

Veja bem. Se o espírito que viveu o ser humanizado que citamos (Beethoven) programou para em uma nova encarnação ser açougueiro, o que a aptidão musical seria útil a ele? Nada. Seria inútil e saiba que no Universo não existe nada que seja inútil.

Portanto, devemos ter sempre em mente que todo o tempo que se gasta adquirindo ciência material é inútil, é perda de tempo, pois toda esta cultura se apagará e nada vai restar. Apenas o conhecimento universal, a ciência espiritual ficará.

Participante: o que o senhor falou a respeito de programar o conhecimento material é o que chamamos de dons inatos?

Isso. Quando programa na memória do seu ego algumas coisas para essa vida, cria o que vocês chamam de dons inatos. Mas, essa programação vai ainda mais longe.

Toda descoberta científica foi colocada antes do nascimento. As informações sobre o assunto ficam depositadas no ego esperando a hora de serem usadas para se descobrir alguma coisa. Aliás, o próprio termo já diz: descobrir, ou seja, revelar o que está coberto.

Na verdade, não existem descobertas científicas, pois no Universo não existe nada desconhecido. O que acontece não são descobertas, mas revelações de informações universais que já se encontram no ego e que em determinado momento Deus dá o acesso a elas. Só isso.

Por isso devemos parar com essa veneração a aptidões inatas. Devemos parar de afirmar que tal pessoa é muito inteligente, que suplanta os outros, que conhece muito mais do que a maioria. Ele não é assim: foi dotado de informações na memória material para que pudesse exercer a sua provação no mundo. É só isso.

Saiba: não existe espírito mais inteligente do que o outro não.

Participante: queria saber no meu caso específico. Por que Deus me deu este gostar de martelar, pregar prego na parede, mexer com massa, se nem trabalho em nada disso?

Tudo que está na sua memória é parte do seu ego e tudo que está no seu ego é para ser vencido.

Participante: achava que era o contrário. Achava que essas aptidões eram para me ajudar nessa encarnação.

São para lhe ajudar. Mas, ajudar a que? A construir casa? O espírito não vem à carne para construir casa. Vem para promover a sua reforma. 

Então, sim, elas existem para lhe ajudar a promover a sua reforma. Como reformar-se? Não querendo fazer, sem se satisfazer ao fazer aquilo que gosta de fazer.

Viu como elas lhe ajudam?

Compartilhar