Participante: como devemos proceder com a corrupção? Assistir a vida?

Como você vai proceder, ou seja, como a sua vida vai viver, eu não me importo. O que me importa é que esteja em paz consigo mesmo. Não deixe a corrupção dos outros entrar em você como uma carga negativa.

Quando se bloqueia esta carga? Quando não se aceita a ideia de erro criada pela mente. Para isso, quando a sua mente disser que determinada pessoa é corrupta, aceite esta ideia. Mas, se a mente for mais longe, ou seja, começar a acusar, a dizer que aquela pessoa não presta, que é um safado, não aceite esta ideia. Se aceitar, perde a sua paz.

Tem mais: toda esta carga negativa não lhe levará a lugar algum. Ela não mudará o corrupto fazendo-o ter uma crise de consciência e deixando de ser. Ela também não levará a trocar aquele político, mas mesmo que levasse, qual a diferença. O novo seria mais um ser humano agindo em benefício próprio sempre.

Deixe eu lhe dizer uma coisa. Se você somar a quantidade de corruptos que foram tirados de cargo, não atingirá nem meio por cento dos corruptos que existem neste e em outros países. Então, não resolve de nada.

Portanto, não é apenas assistir a vida, mas ter a consciência de que não escapatória. Como vocês dizem, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Quando entender isso verá que a única coisa que pode fazer e que lhe trará realmente algum resultado é manter-se em paz com a vida que tem.

Compartilhar