“462. É sempre de dentro de si mesmos que os homens inteligentes e de gênio tiram suas ideias? Algumas vezes, elas lhes vêm do seu próprio Espírito, porém, de outras muitas, lhes são sugeridas por Espíritos que os julgam capazes de compreendê-las e dignos de vulgarizá-las. Quando tais homens não as acham em si mesmos, apelam para a inspiração. Fazem assim, sem o suspeitarem, uma verdadeira evocação”. (O Livro dos Espíritos)

Participante: eu não entendi isso aqui: Algumas vezes, elas lhes vêm do seu próprio Espírito, porém, de outras muitas, lhes são sugeridas por Espíritos que os julgam capazes de compreendê-las e dignos de vulgarizá-las. Algumas vezes a ideia vem do seu próprio espírito?
Vou falar disso.
Se lembra que uma vez me afirmaram que os cientistas descobrem as coisas? Pois bem, aí está a resposta a essa questão: ninguém descobre nada. As ideias que lhe vem, surgem de você mesmo ou de uma transmissão espiritual externa. Não há fonte externa material que possa lhe ensinar nada.
Agora, o que é vir de você mesmo? Elementos, verdades que você, espírito, coloca na sua personalidade, na sua consciência, na sua memória, antes de nascer para quando for necessário usar.
Vou dar um exemplo: o homem que descobriu o avião. Ele pode fazer essa descoberta por dois motivos: receber a intuição dos espíritos fora da carne e usar informações que tinha colocado na sua consciência, na sua memória antes da encarnação. No momento certo da sua missão, ele é intuído e vai buscar isso. Aí se pergunta: como nunca pensei nisso antes. Porque não estava na hora. Só dessa forma se pode conhecer alguma coisa: ou alguém lhe fala – alguém que eu digo é espiritual – ou então já trouxe na sua consciência e vai usar agora.
Apenas um detalhe: isso só serve para conhecimento material. Isso não serve para raciocínio sobre a vida, sobre os acontecimentos da vida. Estamos falando do raciocínio cultural.
Participante: qual a diferença do que o senhor falou para a intuição ou a intuição é exatamente isso?
A intuição é exatamente isso. A intuição existe quando o espírito fora da carne fala com você ou quando vai ler na sua memória espiritual o que precisa.
Participante: isso nos leva a crer, então, que assim como o avião as outras invenções, como a bomba atômica, ou foi inspirada pelos espíritos ou já veio na memória de quem a criou.
Sim, mas para que? Para que um espírito colocou na memória essa informação? Para exercer sua missão. Qual era a missão desses homens? Criar a bomba atômica. Para que? Para explodir exatamente onde explodiram. Para que? Para servir de carma para milhares de espíritos.
Participante: ou seja, até o carma do planeta já era pré-traçado, nada poderia ser diferente.
Nada poderia ser diferente porque foi daquele jeito. Não há como se mudar nada.
Participante: para mim fica mais difícil de entender, por que volto àquela ideia que me diz que Deus é sádico.
Não sádico com o ser humano, mas com a vontade material, sádico com a vida material. Com isso ele é.
Participante: mas, se já estava tudo pré-traçado, não nos deu chance de escolher.
Deu, antes de acontecer. Tudo está pré-traçado a partir de um carma, de uma ação anterior. Se a humanidade tivesse desde o princípio agido diferente, talvez não tivesse que passar por esses acontecimentos. Mas, a partir do momento que foi traçado esse carma por uma ação sentimental anterior, nada pode mudá-lo.
Agora, vamos ver a sua afirmação que Deus é sádico com o ser humano. Realmente ele é. Aliás, na Bíblia, no Velho Testamento, existe uma instrução: tema a Deus.
Se você é um ser humano, tenha medo de Deus, pois Ele não vai satisfazer a sua humanidade. Deus não está preocupado com a sua humanidade, mas sim com a sua espiritualidade e na maioria das vezes a sua vontade material é um desserviço à sua existência espiritual. Você, como humano, quer ganhar sempre, o espírito nunca; quer estar sempre com a verdade, com a razão, o espírito não.
Portanto, sim Deus vai combater seu desejo material, seu lado humano, para poder lhe dar a oportunidade de ser feliz espiritualmente.
Mais um detalhe: está pensando no Pai dessa forma por causa da existência da morte no que falamos. Desculpa, não existe morte. O que morre é carne. Aliás, nem ela morre, se transforma. Espírito não morre.
Participante: concordo, mas até atingirmos a evolução para encararmos isso desse jeito, vai demorar muito.
Não demora muito: vai demorar o tempo que você quiser.
Os ensinamentos estão aí há mais de cinco mil anos para você poder se mudar. Só que Deus não pode passivamente esperando você querer evoluir. Essa não seria a função de um pai. É a mesma coisa que dizer que assistiria passivamente o seu filho ser analfabeto até hoje. Se isso acontecesse, você reagiria, lutaria, o colocaria de castigo, daria penitências até que ele fosse para o caminho que precisa ir. Deus também faz isso.
Participante: Isso me leva a concluir se o planeta Terra está terminando essa fase do jeito que está, o próximo mundo de regeneração vai ser muito pior.
Pior em que sentido?
Participante: no sentido humano que a gente conhece.
No sentido humano que você conhece não será pior, porque aqueles que vão viver aqui não vão mais gerar o carma para passar o que estão passando agora.
Participante: mas, e os que serão transportados?
Esses vão para outro planeta, não estarão mais aqui. Lá vai ter uma vida igual a que se tem aqui: com bombas, tempestades, guerras.
Os que ficarem aqui, os que vivem no mundo de regeneração, não geram esse tipo de carma.
Participante: faça o que fizer, portanto tudo já está traçado.
Por isso, ame a tudo. Vivendo assim, você não sofre. Ao não sofrer, alcança a sua evolução espiritual e a sua vaga para morar no mundo onde não vai ter isso. Agora se ficar chorando e lamentando pelos acontecimentos do mundo, vai ter muito tempo para lamentar, no próximo planeta.
Participante: se eu quiser passar de ano na escola tenho que estudar.
Não tem que estudar, tem que fazer prova. Tem que acertar a resposta na prova. Não adianta ficar estudando, decorando texto. O que tem que fazer é amar e com isso responder perfeitamente a prova.
Depois que o Cristo ensinou que o primeiro mandamento a qual deve se entregar com o corpo, alma, cérebro, mente, é amar a Deus sobre todas as coisas, não há mais nada a estudar. Ame a Deus acima de todas as coisas que você faz.
Participante: mas é isso que quis dizer. Como você falou em escola eu falei na necessidade de estudar. Foi só uma correlação
Certo, mas preciso deixar bem claro o que falei, pois vocês estão estudando há sete mil anos. Só que chega na hora de fazer a prova respondem errado.
Nota: nesse momento um cachorro dá uma latida muito alta e atrapalha aqueles que estavam ouvindo.
Eu preciso: o cachorro é um carma.
Participante: Mas, isso é carma demais para uma pessoa só.
Vocês são testemunhas que eu nunca disse para tirar o cachorro daqui de dentro, nem nunca mandei calar a boca dele. Nunca fiz isso porque sei que ele é carma para vocês. Por isso, como eu devem dizer: Deus seja louvado por ter colocado esse cachorro aqui.
Não adianta nada estudar sem passar na prova.

Compartilhar