]

Participante: o processo mediúnico que envolve um corpo e dois espíritos, como no seu caso com seu médium, é uma combinação divina entre vocês antes das suas encarnações?

Não existe processo mediúnico entre corpo e espírito, porque não existe corpo. O que existe é processo mediúnico entre mente e mente.

O que existe na verdade é que, no meu caso, existe uma mente eu, Joaquim, e uma mente ele, o ser humano. No momento que você chama de incorporação as duas mentes contém o mesmo corpo dentro. É por isso que disse que eu, Joaquim, não posso incorporar em mais ninguém.

Pode haver uma entidade Pai Joaquim incorporando em outros médiuns, mas não será eu, essa mente. Pode até ser eu, espírito, usando outra mente, personalidade, ego, mas esse ego Pai Joaquim que vocês conhecem não pode incorporar em ninguém diferente. É por isso que algumas vezes dizem que falaram comigo em algum centro de umbanda e digo que não falou comigo.

Respondendo, então, não existe corpo e espírito em um processo mediúnico. Existem egos que tenham dentro deles o mesmo desenho de corpo.

Compartilhar