Participante: então, uma das ilusões da vida, seria o acreditar em causas e consequências materiais, sendo que na verdade, o que está acontecendo, é voltado a uma prova sentimental?

Perfeito. É exatamente isso.

Sabe, é um ismo acreditar que a vida existe como uma sequência de coisas, de acontecimentos que narram uma história. Isso não existe. Se só existe o presente.

Veja, se não existe tempo, como é que você vai sair de um lugar para ir para outro? Para sair de um lugar para ir para outro, vai precisar andar um monte de presentes, nem que seja para sair de onde está para ir para sua cama. Quantos presentes aconteceram nesse trajeto?

É isso que precisam entender. Não há o desenrolar da vida. Não é porque saiu para ir para cama que vai chegar nela. Pode ser que caia duro no meio do caminho. Se isso acontecer, como acredita que se levantou para ir para a cama, o corpo ficará caído no chão e você, o espírito, vai andando para a cama.

Não existe mágica na morte. Não tem aquela consciência que venha do nada e diga: eu morri, que maravilha! Não, isso não existe! Aquela ideia de ficar olhando o corpo lá embaixo, isso é misticismo, é utopia, é fantasia.

Não, não existe essa situação! Por quê? Porque o corpo lá embaixo é criado na mente! Por isso não existe corpo lá embaixo, a menos que esteja sendo criado na mente, esteja sendo criada a ideia de existir um corpo no chão.

Ah, mas tem pessoas que viram, Joaquim? Sim, pode acontecer de ter a ideia de estar vendo, mas nem por isso se vive necessariamente a ideia de ter morrido. É apenas uma criação mental e não uma realidade.

Esse mundo é o mundo da ilusão. Apesar disso, vocês ficam cobrando de si uma série de coisas, de razões, de obrigações, de ismos. É preciso desmistificar os ismos, as obrigações criadas pela mente.

É preciso estudar para ser alguém no futuro. Guiado por essa razão se obriga a estudar e o que acontece? Vai ser lixeiro. Com anel no dedo vai ser lixeiro. Não estou falando mal sobreo fato de ser lixeiro. Estou falando que esse não era o futuro projetado quando se obrigou a estudar.

Tenho que trabalhar duro, fazer as coisas certinhas para ser reconhecido e ganhar. Se sentiu obrigado a fazer isso? Acabou a sua felicidade. Por quê? Porque em noventa por cento das vezes o planejamento, mesmo que seguido à risca, não dá certo. Aí o que acontece? Decepção e novos ismos do ego.

Viu, submeter-se aos ismos gera sofrimento. Mas, digamos que deu certo. Isso quer dizer que não vai sofrer? Claro que não. Quando está fazendo algo esperando alguma coisa o que acontece? Ansiedade.

É isso que precisam entender: você não é ansioso, desiludido, negativo, sofredor. Tudo isso são criações do ego. São emoções que a razão cria para aquele que viveu um ismo, uma obrigação, uma necessidade e não conseguiu realizar o esperado.

Quando se submete a um ismo, uma obrigação e necessidade, o egoísmo nato do ser aparece. São as posses, paixões e desejos que passam a ser vividos, Por causa deles a razão cria a ideia de você estar ansioso, depressivo, chateado.

É por causa desse processo que você passa pela vida sofrendo. Para mantê-lo cada vez mais preso a esse sofrimento a razão trabalha com mais um ismo: você é obrigado a sofrer, só se eleva quem sofre. Entenda: ninguém é obrigado a sofrer por nada.

Já falei disso. O único planeta no universo onde existe sofrimento é esse. É o mundo de provas e expiações. Fora desse sentido de encarnação não existe sofrimento. Por quê? Porque o ser vive sem esperar nada, sem querer nada, sem se preocupar com nada. Não projeta ou planos para o futuro. Todos vivem o presente sem obrigações ou necessidades a fazer.

Já pensaram em um mundo assim: não ser obrigado a nada, não precisar fazer nada, viver em paz e harmonia com tudo o que acontece? Que felicidade, hein?

Compartilhar