Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galileia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
— Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
— Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
(Capítulo 13 – Versículo 01 a 09)

Vocês têm ouvidos para ouvir?
Participante: ouvir, nós ouvimos e ai?
Qual é a sua? O que nós podemos entender a partir disto que o Cristo está ensinando?
Participante: seria jogar as sementes, os ensinamentos?
Sim. Trata-se de lançar ensinamentos e de esperar que as pessoas ouçam ou não o que é dito, mas tem uma coisa mais importante que é preciso entender. Qual é?
Participante: o que compreendo dessa parábola é o quanto as pessoas estão preparadas para assimilar os ensinamentos.
Está certo. Nisso também concordo, Só que essa conclusão é muito fácil de chegar. Quero outra mais profunda.
O que vocês depreendem quando Cristo diz que lança a semente, mas para que ela germine depende de onde cair.
O que vocês depreendem disso?
O ensinamento em si não vale nada. Vocês ficam brigando, correndo atrás de ensinamentos. Querem conhecer coisas novas, ensinamentos novos, mas eles por si não adiantam nada. O importante é o terreno onde esse ensinamento vai cair.
De que adianta ficar procurando estudar isso ou aquilo se não preparar o terreno para o que ele vai receber? Não sei se já repararam, mas antes de lançar a semente o produtor rural prepara a terra. Vocês se preparam para os ensinamentos que vão receber?
É aquilo que já falamos, que Cristo, Krishna, Buda e o Espirito da Verdade falaram: o apego a letra fria.
Sabe o que é um ensinamento de um mestre? Um monte de palavras. É igual a uma semente. Uma semente em si não vale nada. Só terá se germinar e levar a dar frutos. Esse é o grande problema de vocês na busca de caminhos para a elevação espiritual e que está nesse acordo que Cristo fez.
Pare de ficar buscando, pare de querer aprender coisas novas e se ocupe em preparar seu mundo interno para a vida espiritual. Ocupe-se com o seu terreno onde irão cair as sementes que a vida lança. Saiba que nada adianta ler um livro inteiro, pois se não houver um terreno fértil para receber as informações que forem lidas, nada vai germinar, nenhum fruto será alcançado. É isso que Cristo está alertando.
Vocês possuem uma gana de conhecer informações novas, uma ganância por novas informações. Só que estão correndo atrás, lutando por sementes que não gerarão frutos para poder alimentar de alguma forma. Só a semente que germinar internamente poderá dar frutos.
Isso só acontecerá naquele que, internamente, for um campo fértil. Só assim a semente pode germinar. Se seu íntimo não for um campo fértil, a semente morrerá sem germinar.
É esse o alerta que Cristo deixou muito claro com essa história. Tão claro que posteriormente ele mesmo explica. Aliás, essa é a única parábola que ele explica o que quis dizer.
Ele explica que para a semente germinar o importante não é o semeador nem a própria semente, mas o terreno que a recebe. Apesar disso, até hoje os seres humanizados estão buscando cada vez mais conhecer, cada vez mais receber informações, cada vez mais buscar coisas novas, sem preparar o terreno, o seu íntimo, para receber.
Portanto, aquele que assina o tratado, o acordo, com Deus não deve se preocupar em conhecer coisas, mas em preparar o seu íntimo para que aquilo que receba floresça e dê frutos.
Participante: essa preparação para o terreno seria a humildade?
Vamos ver agora a preparação para o terreno.

Compartilhar