Agora que já explicamos porque a encarnação é a maior aventura do espírito, vamos, então, entender o que significa encarnação antes de continuarmos a falar da aventura em si.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que encarnação é uma palavra do planeta Terra. No mundo espiritual a grande aventura do espírito não possui nome, pois no universo universal não existem formas e a palavra é uma forma usada para definir alguma coisa. Justamente por não ter este rótulo é que encarnar para o espírito é algo completamente diferente daquilo que o ser humano imagina.

A palavra encarnar para o seres humanos significa vir à carne. Encarnar para os seres humanos significa tomar um corpo de carne, ou seja, para os humanos o espírito que passa a viver dentro de um corpo carnal está encarnado. No entanto, este ato espiritual, universalmente falando, não possui este mesmo significado.

Se encarnar fosse habitar uma carne, esse processo seria um elemento exclusivo deste planeta, já que a carne, como vocês a conhecem, só existe aqui. Se isso fosse real, ou seja, se o espírito encarnasse apenas no planeta Terra, tal realidade feriria um dos elementos básicos para determinar o que é Real: ser universal, valer para todos. Sendo assim, a encarnação não seria real e por isso não existiria dentro da realidade universal. Portanto, uma encarnação não pode ser compreendida como uma vinda à carne por aquele que quer aprender a viver no Universo.

Na verdade, na realidade universal, o que caracteriza a aventura do espírito não é a mudança de corpo ao qual o ser está ligado (de espiritual para material), mas uma mudança de consciência. Encarnar é viver momentaneamente ligado a uma consciência diferente da sua. Vamos falar um pouco disso.

Durante toda eternidade o espírito vive entre dois mundos, ou seja, entre duas consciências. A primeira é a sua própria consciência existencial espiritual.

A consciência espiritual é a Realidade da vida do espírito. É com ela que o ser vive naquilo que chamamos de mundo espiritual ou universo, onde executa seu aprendizado se preparando para as alterações de consciência ou encarnações.

Quando pronto para encarnar, ou seja, depois de ter estudado diversas coisas à respeito do universo, o espírito prepara uma nova consciência. Esta será formada pelos elementos sobre os quais ele estudou quando vivendo com a sua consciência original. Para entender melhor o que estou dizendo, vamos a um exemplo.

Digamos que o espírito no universo durante um período entre encarnações, tenha se ocupado em estudar sobre os efeitos da vaidade e da ganância no seu relacionamento com outros seres. Quando este ser imagina que está pronto para enfrentar questões a respeito destes temas pede, então, para encarnar. Para isso ele constrói uma consciência onde estarão presentes estes assuntos e ao vivenciar acontecimentos durante a encarnação ele terá que superar esta tendência.

Esta é a consciência temporária e a vivência dela é que caracteriza a encarnação. Ela contém todos os elementos sobre os quais o espírito estudou se preparando para o período de provações. A consciência que determinará o período de provação para o espírito é sempre um novo conjunto de verdades a qual ele se liga para poder realizar provas, missões e expiações.

Esta é a Realidade da existência espiritual por toda eternidade. O espírito vive a sua existência ligado à sua consciência espiritual e, assim que acaba um ciclo de estudos, se desliga dela e se liga a uma nova consciência e com ela executa provas para ganhar o atestado da elevação espiritual.

Este processo é real, universal, pois é válido para toda a eternidade da existência do ser. Ou seja, as encarnações existem durante toda a existência do ser universal. Por ser este processo (encarnar-se) válido para todos os espíritos do Universo, isso completa a caracterização necessária para lhe dar o critério de real.

Por isso disse: a palavra encarnação com o sentido de vir à carne é apenas uma compreensão dos habitantes do planeta Terra. Em Marte, Júpiter e no planeta mais distante do universo existem encarnações. Só que em outros planetas não existe carne, matéria carnal, como a dos seres humanos. No entanto, em todos os planetas do Universo e por todos os tempos, espíritos criarão novas consciências que servirão como concurso para obtenção de um atestado de elevação espiritual. 

Isto é uma encarnação, isto é a grande aventura do espírito: ligar-se a uma consciência temporária e executar suas provações.

Apenas um detalhe. Como vocês precisam de nomes, rótulos, para compreender as coisas e já que criamos um nome para a consciência real do espírito (consciência espiritual), precisamos também gerar um para a consciência utilizada para a realização de provas. Chamaremos esta consciência de ego ou personalidade humana.

Resumindo, então, o que falamos até aqui sobre encarnação: a Realidade do Universo é que o espírito vive com a sua consciência espiritual realizando estudos junto com os mestres e durante determinado períodos da sua existência se liga a um ego para realizar provações com a finalidade de receber o atestado da evolução espiritual.

A encarnação ou a grande aventura do espírito, portanto, nada tem a ver com carne ou com ligar-se à matéria carnal, mas sim com a ligação do ser espiritual com uma nova consciência que servirá como instrumento de provas para que ele evolua.

Participante: a existência espiritual tem um fim? Chega um momento onde o espírito se estabiliza e para de se ligar a um ego para receber o atestado?

Quanto à primeira pergunta devo lhe dizer que a existência espiritual é eterna e, portanto, não tem fim. Quanto ao fim do ciclo de encarnações ou ligações a egos, isto também nunca se encerra. Sempre haverá um ego ao qual o ser se ligará para realizar provações, mesmo quando não houver mais carne.

Mesmo quando a encarnação não for ligar-se a uma matéria mais densa, ou seja, habitar fisicamente um planeta, sempre haverá o ego e a consciência espiritual. Este sistema evolutivo jamais acabará porque o Universo é um constante processo de evolução para aproximar-se de Deus, da Perfeição.

Compartilhar