O que quer dizer o ensinamento de Cristo a respeito de oferecer a outra face? Ousar reagir de um modo diferente aos acontecimentos dos humanos.

Ousar não brigar com quem briga com você; ousar não reagir quando a sociedade espera que reaja à altura a agressão sofrida. Ousar ser taxado de bobo, de idiota por não reagir e assim mesmo continuar não reagindo. Ousar perder aparentemente alguma coisa, mesmo que a sociedade cobre que deve ganhar sempre.

Sem a ousadia, ou seja, sem uma ação interna diferente da normalidade, do padrão pré-estabelecido e esperado pela sociedade, você não consegue realizar a sua reforma íntima. Digo isso porque o que a sociedade espera e cobra dos seres humanos é revidar quando agredido. Quando o buscador não reage dentro desses padrões, é criticado, injuriado e acusado de não saber viver. Por isso é preciso ousadia.

É preciso ousadia para não se revoltar contra as críticas, as acusações, o linchamento moral. Aquele que quer honrar o compromisso assumido precisa reagir internamente de uma forma diferente – com paz, harmonia – não só contra quem o agride, mas também contra aqueles que exigem uma resposta agressiva ao acontecido.

Essa não ofensa com a reação da sociedade terá que nascer da consciência de que se não ousar ser diferente, se não ousar ir contra o que é certo humanamente, politicamente correto, jamais conseguirá aquilo a que se propôs. Não conseguirá porque estará preso ao mesmo caminho daqueles que não conseguem.

Conscientizando-se da necessidade da ousadia de oferecer a outra face, você poderá ir contra os padrões, mas sem isso, sofrerá no momento que for caluniado e nada terá realizado.

Compartilhar