É isso que está sendo dito aqui e, portanto, é pra isso que você nasceu. É por isso que acorda todo dia de manhã, que está aqui hoje comigo, que aconteceu tudo que ocorreu na sua vida hoje.
Não foi uma pessoa que lhe fez o bem e nem outra pessoa o mal: todos foram instrumentos da sua vicissitude. Aquele que fez o que você gosta, foi instrumento do seu alto; aquele que fez o que você não gosta, foi instrumento do seu baixo. Agindo da forma que agiram, elas criaram as suas provas e as oportunidades de elevação. É por isso que disse outro dia: cada segundo da vida é uma oportunidade de encarnação.
Agora, se ficarmos presos a outras pessoas imaginando que elas são nossas esposas, filhos ou chefes, vamos perder de vista a Realidade espiritual da vida. Seu chefe não é seu chefe, mas um instrumento da sua vicissitude.
É por isso que Cristo diz: eu vim para colocar pai contra filho e mãe contra filha. Somente estando um contra outro em determinados tempos, e ao lado em outros, é que se gera a vicissitude necessária para a elevação espiritual. Se houvesse só o relacionamento perfeito de pai e mãe, não haveria vicissitude. Por conseguinte, não haveria prova, não haveria oportunidade de missão e não haveria expiação ou carma.
Participante: o homem sofre em função dos defeitos que tem. Inveja, ciúme e ambição. Os vícios sociais são as causas fundamentais do sofrimento.
Não são vícios sociais: são vícios individuais.
O que é inveja? É o egoísmo de querer ter o que não se tem.
O que é o ciúme? É o egoísmo que não gostou do que o outro estava fazendo.
O que é ambição? É o egoísmo de querer ser contentado.
Então, na verdade o homem sofre não por problemas sociais, mas por causa do seu egoísmo, do querer sempre para si mesmo. Sofre porque quer que a vida dele seja vivenciada só no alto, ou seja, só o que ele quer, o que gosta, o que sabe e o que acha bonito aconteça.
É por isso que o ser humano sofre. É por isso que há ranger de dentes no planeta. Mas, quem é espiritualista, ou seja, compreende que a vida é apenas uma encarnação que tem objetivos pré-traçados, precisa entender que quando alguém tem ciúme dele está sendo vivenciada uma das etapas da vicissitude.
Que maravilha. Ame, continue amando a tudo e a todos e não ranja dentes.
Participante: diz Kardec que a alma que tem dez imperfeições, por exemplo, sofre mais do que a que têm três ou quatro.
Eu não gosto de enumerar imperfeições, pois existem algumas que vocês nem sabem que existem. Na verdade, só existe uma imperfeição: o individualismo. É dele que nascem todas as imperfeições que vocês conhecem.
Participante: complementando, portanto, o único caminho que nos levará a felicidade completa é do esforço constante do combate às más inclinações através da reforma íntima.
Isso: é o combate ao individualismo através do universalismo.
O que é universalismo? É viver para servir ao próximo.
Respondia às questões, vamos a mais um dos objetivos da encarnação ensinados pelo Espírito da Verdade neste texto:

Compartilhar