Pergunta 0926: Criando novas necessidades, a civilização não constitui uma fonte de novas aflições? Os males do mundo estão na razão das necessidades factícias que vos criais. A muitos desenganos se poupo nesta vida aquele que sabe restringir seus desejos e olha sem inveja para o que esteja acima de si. O que menos necessidades tem, esse o mais rico. Invejais os gozos dos que vos parecem os felizes do mundo. Sabeis, porventura, o que lhes está reservado? Se os seus gozos são todos pessoais, pertencem eles ao número dos egoístas: o reverso então virá. Deveis, de preferência, lastimá-los. Deus algumas vezes permite que o mau prospere, mas a sua felicidade não é de causar inveja, porque com lágrimas amargas a pagará. Quando um justo é infeliz, isso representa uma prova que lhe será levada em conta, se a suportar com coragem. Lembrai-vos destas palavras de Jesus: Bem-aventurados os que sofrem, pois que serão consolados.

Vocês já repararam que quanto mais o mundo se moderniza, mais necessidades materiais a humanidade passa a ter? Esta multiplicidade hoje é tão grande que muitos dizem para si como justificativa que é por isso não conseguem colocar os ensinamentos em prática. Afirmam que antigamente, quando existiam menos objetos materiais, era mais fácil se colocar em prática.

Ilusão, não é quantidade de objetos materiais que determina a felicidade, mas o grau de dependência delas. Ou seja, quanto mais você se torna dependente de elementos materiais para ser feliz, mais se afasta de Deus e aí não consegue ser feliz.

Portanto, tanto faz se existe um ou um milhão de objetos de desejo: se você depender deles para ser feliz jamais alcançará a felicidade.

Mas, porque, então, a humanidade cada vez inventa para si mesmo objetos que criam dependências? Por causa da evolução das provas.

Se na antiguidade o ser universal encarnado precisava para sua provação de apenas dez objetos de desejo, é porque ele, como espírito, ainda engatinhava no processo de libertação do ego. Hoje, a plêiade espiritual que habita a orbe terrestre já tem muito mais conhecimento.

Se isso é verdade, a provação tem que ser maior. Daí o aumento de objetos de desejo…

Portanto, a multiplicidade de necessidades dos dias atuais faz parte da provação dos espíritos, são instrumentos de provação de seres em graus mais elevados. Será que vocês, que já estão chegando ao fim do primário, imaginavam que ficariam eternamente fazendo prova com elementos do jardim de infância?

Como já disse em outras oportunidades, a elevação espiritual é como você sair de foguete com o objetivo de se chegar ao sol. Só que não adianta querer chegar ao sol de noite para não se queimar, pois lá sempre há calor. Saiba que quanto mais você vai se aproximando do sol, mais calor vai sentir.

Então, as provas hoje não são maiores, mas adequadas ao nível atual da espiritualidade encarnada no planeta Terra, ou seja, de acordo com as necessidades daqueles que estão mais próximos de encerrar este ciclo de encarnações.

É isso que o Espírito da Verdade está falando.

Compartilhar