Baixar arquivo

Participante: então, de qualquer maneira nós somos quem escolheríamos as atitudes a serem tomadas, não? Sendo que os atos simplesmente acontecem e ainda a vida vive a vida, como compreender isso dentro do contexto já explicado?

Boa pergunta.

A vida vive a vida, ou seja, o palavrão será falado se isso for a vida naquele momento. A essa ação, antes ou depois, será agregado um pensamento que justificará o palavrão com o argumento de que se é livre. Isso também é vida.

O que não é vida, então? A sua atitude frente a isso. Ou seja, a sua forma de reagir ao que foi pensado ou realizado.

Quando acha que o pensamento está certo, ou seja, que tem o direito de falar o que quiser e o outro tem a obrigação de ouvir por causa da sua liberdade, vivencia uma intencionalidade egoísta.

Aparentemente essa intencionalidade está no pensamento, mas isso não é real. Como já disse, a mente apenas propõe as coisas, não as tem. Quem passa a tê-la é você quando compactua com o que a mente propõe. Portanto, quem está tendo a intencionalidade egoísta é você e não o pensamento em si, a vida.

Na verdade, é você que se prende a uma intenção egoísta que é proposta pela mente e, por isso, é você o egoísta e não ela. Por causa da prisão à intenção proposta pela mente o mesmo ato que poderia simplesmente acontecer, se tornou num ato intencional. Essa razão interna à qual se prende é que é o problema para a elevação espiritual e não o ato em si.

Sendo assim, o ato, o palavrão, acontecerá como a vida que acontece, mas por dentro você não pode estar preso à ideia de que tem o direito de falar o que quiser e cada um tem a obrigação de ouvir.

Só completando, estou usando o exemplo dos palavrões, mas não estou atacando a pessoa que afirmei que faz isso. Estou apenas usando esta questão como exemplo, pois essa forma de proceder cabe direitinho naquilo que estamos estudando.

Além do mais, a pessoa que respondi não é a única neste grupo que age desta forma, não é mesmo?

Participante: é possível nesta fase de evolução que estamos atingir esta fase de consciência de vida impessoal? Esta transformação é gradual?

Essa transformação é gradual.

É possível atingir essa consciência? Sim, mas apenas em momentos e não durante todos os acontecimentos da vida.

Saiba de uma coisa: tudo que pensar em atingir no sentido de realizar o que os mestres ensinaram será alcançado de forma gradual e em momentos. Jamais imagine que poderá cumprir um determinado ensinamento na totalidade do tempo, pois nesse mundo não existe ninguém perfeito.

Portanto, você pode ter no dia de hoje apenas um momento onde alcance esta vivência e só daqui a um mês conseguir outro. Isso não tem importância. O importante é estar sempre buscando, pois aí estes momentos vão aumentando e você se elevará paulatinamente.

É como ensinou Cristo através do Evangelho de Tomé: “Aquele que procura, não cesse de procurar até quando encontrar”. (Logia 01) Por isso digo: continue procurando sempre se libertar daquilo que a mente propõe através dos pensamentos, mas tenha a certeza de que jamais se transformará num santo.

Compartilhar