“530a. Destes, os que provocam contrariedades obram impelidos por animosidade pessoal, ou assim procedem contra qualquer, sem motivo determinado, por pura malícia?

Participante: é meia esquisita essa pergunta …

Aqueles que servem de instrumentos para lhe causar as amarguras da vida fazem porque não gostam de você ou simplesmente para se divertir?

“Por uma e outra coisa. Às vezes os que assim vos molestam são inimigos que granjeastes nesta ou em precedente existência. Doutras vezes, nenhum motivo há”.

A motivação pela qual o espírito acha que está fazendo é apenas a que o espirito acha que o está levando a fazer. Portanto, digamos que haja um espírito que tenha a motivação para lhe atacar. Acha que não gosta de você, que fez mal a ele e outras coisas. Eles acham isso, mas na verdade só conseguem atacar, como já vimos, porque Deus gera isso. Agora, há outros que ele também faz lhe atacar que não possui um motivo individual. São seres que se comprazem em lhe ver sofrer. Têm prazer em lhe ver sofrer.

Isso não importa: seja baseado numa motivação individual ou apenas pelo prazer, eles são guiados por Deus. Se um espírito tiver algo, mas Deus não o fizer agir contra, nada fará. Ele pode planejar milhares de vinganças, mas só conseguirá realiza-la se Deus fizer acontecer.

Não podemos ler uma pergunta sem juntá-la a anterior. A que acabamos de ver diz que todos os seres que agem criando as amarguras da sua vida são instrumentos de Deus. Por isso, a motivação de cada um, o porque acha que tem para fazer aquilo, é maya, é uma ilusão.

Portanto, o espírito fora da carne tem maya. Acha que está lhe perturbando porque acredita que não gosta de você. Ele não vê que é instrumento de Deus para lhe dar uma prova.

Participante: duas perguntas: se as provas são de acordo com o que aguentamos porque não conseguimos aguentar as vezes?  Quanto mais elevado o espírito, maiores as provas?

Porque que você não aguenta algumas provas? Porque não quer aguentar. Porque não ama a Deus acima de todas as coisas.

Veja, o ensinamento está aí para lhe mostrar que tudo que acredita é maya. O ensinamento de Krishna mostrando isso tem quase cinco mil anos. O ensinamento de Cristo que diz que precisa amar a tudo e a todos está ai há dois mil anos. O ensinamento do Espírito da Verdade está aí há duzentos anos e nesse tempo todo mostrou que que tudo o que lhe acontece de mau é uma prova. Apesar disso, você diz que não aguenta as provas. Porquê? Porque continua antes de tudo buscando o prazer.

Esta é uma característica do ser humanizado que não o deixa seguir os ensinamentos, que faz ver dificuldade na hora de colocar em prática. O ser humanizado acima de tudo quer estar bem, dentro do que ele chama de bem. Ele não aceita mudar-se, não aceita abrir mão do prazer nem de ganhar, não aceita ver o mundo de outra forma. Por mais ensinamentos que receba não abre mão de suas verdades, de suas posses, paixões e desejos.

Por isso, desculpa, mas só posso responder assim: não aguenta as provas porque não quer. Os ensinamentos dos mestres estão aí para lhe avisar. Basta coloca-los em prática. Para isso, me permita lembrar: são as provas que você mesmo pediu, porque se achava preparado para vencer.

Quanto ao fato das provas do espírito elevado serem maiores, não é isso que falei. Hoje, para você, a prova do espírito elevado é mais pesada, mas quando for a sua vez de ser elevado, terá a mesma dificuldade das de hoje.

Deus não vai lhe dar algo que não possa carregar; tenha certeza disso.

Compartilhar