Baixar arquivo

É isso que precisamos fazer.

Participante: por favor, repita a sua frase.

Da sua declaração de incapacidade para viver, nasce a sua competência para viver. Enquanto não se declarar incompetente para mudar a situação nada conseguirá.

É por isso que a oração começa com o pedido da serenidade necessária para aceitar as coisas que não se consegue mudar. Enquanto você não descobrir o que pode ou não mudar, enquanto não declarar a incompetência para mudar todas as coisas, estará preso na intenção de mudar. Por isso, continuará sofrendo até que a própria vida mude a situação.

Participante: realmente não temos o poder de mudar nada.

Essa é a resposta para o que acabou de falar: você é uma pessoa saudável e de repente…

De nada adianta ficar se perguntando por que está acontecendo com você. Não há resposta disponível para essa pergunta. Por isso, para que ficar se perguntando? O melhor é dizer: ‘não sei por que eu, mas sei que estou e preciso aprender a conviver com o que está acontecendo enquanto estiver’.

Também não adianta querer ficar sabendo o que causou a doença. De que adianta? Saber como ficou doente ou o que causou a doença vai curá-la? Claro que não. Portanto, é apenas saber que está sem querer saber o que causou.

Ao invés de perder tempo especulando a causa da sua doença, ocupe-se trabalhando no aprendizado da convivência com a doença. Isso traz lucro, porque pode lhe fazer não sofrer. Especular, não traz nada.

Compartilhar