Baixar arquivo

Participante: todo ser humano tem expectativas em tudo o que faz. Para que isso existe?

Para ver se alcança a liberdade delas ou se aprisiona. Fazendo a última opção passa a vida inteira sofrendo.

Portanto, faça a sua escolha.

Participante: aproveitando a pergunta sobre o espírito de Órion, poderia comentar alguma coisa sobre Kryon? Existe semelhança nos ensinamentos?

A semelhança com nossos ensinamentos não existe só nesse mensageiro. Se olhar o que vem sendo falado hoje em dia por muito missionários, verá que está tudo muito parecido.

Porque isso? Porque existe uma só central de informações que chamamos de Academia Superior de Ciências Espirituais. Toda a divulgação de informações ao mundo humano é coordenada por essa central, seja que nome se der.

Por isso as mensagens de hoje em dia são muito semelhantes, como também foram todas as transmissões de ensinamentos ao longo dos tempos. Em cada época houve uma similitude do que era passado, pois há apenas uma fonte de origem.

Participante: acho que você não deixa claro se o ser humano é livre ou determinado. E o não querer se identificar com o que a mente diz também não é uma intenção?

Você pode ter essa intenção e por isso sofrerá quando houver identificação. Mesmo que ouça que não deve se identificar com as criações mentais, não deve se identificar com o não identificar. Agindo assim, quando não fizer, não haverá sofrimento. Ouça o ensinamento e busque fazer, mas sem a intenção de fazer.

Quanto ao fato de não deixar claro se o ser humano é livre ou determinado, o que posso dizer é que todos os atos e ações são determinados. Agora, você tem a liberdade participar deles aprisionado à intencionalidade ou não.

Essa é a sua liberdade. A ação é pré-determinada, mas você é livre para se aprisionar ou não a intencionalidade.

Participante: algum recado para as sanghas?

O recado é o que estamos falando hoje. A sangha é o lugar mais livre que pode existir, mas ao participar dela é preciso usar a liberdade sem querer ser livre.

Foi o que disse a uma pessoa que me perguntou se podia trazer um texto para ler na sangha. Eu disse que sim, que poderia trazer um texto, sentar em um canto e o ler. O que não pode fazer é exigir que os outros parem para ouvir a sua leitura. 

Leia para si mesmo sem achar que deve obrigar os outros a ouvirem o que quer dizer. Lembre-se que a sua liberdade de falar não gera a obrigação dos outros ouvirem.

A liberdade na sangha é completa e é de todos. A sua ocupação maior sempre foi ajudar os outros. Quando usa a liberdade dela apenas para satisfazer a si mesmo foge do seu objetivo.

Quando começamos uma pessoa quis assumir o comando da comunidade, guiar as atividades dentro do seu interesse. Vocês devem lembrar que falei com sobre isso e as coisas mudaram.

 Participante: nós da sangha precisávamos dessa orientação. Agora, isso vale só para o estudo ou para qualquer tipo de manifestação?

Vale para tudo.

Isso vale para tudo que pensar dessa existência. Afinal, Paulo disse: se não vive para servir, não serve para viver.

A preocupação com o próximo tem que ser a origem de tudo. Saiba que se não se preocupa com o próximo, se preocupa consigo mesmo.

Quando quer porque quer falar e acha que todos têm que ouvir, está preocupado consigo mesmo. Quando fala e não achar errado que não quer lhe ouvir, está preocupado com o próximo. Está dando ao outro o direito de não lhe ouvir.

Compartilhar