É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não judeus, podemos ir, em um só Espírito, até a presença do Pai.
Portanto, vocês, os não judeus, não são mais estrangeiros nem estranhos. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele. Vocês são como um edifício e estão colocados sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas puseram. E o próprio Cristo Jesus é a pedra fundamental desse edifício. É ele quem mantém o edifício todo bem ajustado e o faz crescer como templo dedicado ao Senhor. Assim também vocês, unidos com Cristo, são construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito. (Capítulo 2 – versículos 18 a 22)

Reparem no que Paulo fala: são construídos.
Vocês não se constroem, são construídos por Deus. Ou seja, o que vocês chamam de destino é algo tecido passo a passo no sentido da construção do edifício da elevação espiritual.
Cada momento da sua existência é um tijolinho criado por Deus para que se construa a sua casa na terra do Senhor. Mas, não é você que manuseia o tijolo, mas sim Deus. Não é você quem cria a situação, é Deus quem faz isso. Por isso não se pode dizer que é o outro que age, mas sim que o Senhor utiliza o outro como instrumento da ação.
A você cabe apenas assentá-lo ou não. Como se faz isso? Quem vive cada momento da sua vida em comunhão com o Pai, vive cada momento da existência com paz, amor e felicidade, como Cristo ensinou, assenta o tijolo. Quando vivencia o momento no egoísmo, querendo o prazer, a satisfação de ver suas posses, paixões e desejos contentados, joga fora o tijolo feito por Deus.
É isso que Paulo está nos ensinando quando fala que a sua casa espiritual é construída e não que é feita por você.

Compartilhar