Portanto, filhos, é exatamente aquilo que disse no início dessa conversa: esse capítulo todo é extremamente esclarecedor. Ele joga uma luz sobre a vida que você não vive, ou seja, sobre a influência oculta dos espíritos na sua vida. A partir do que está nele, você pode descobrir que é totalmente manipulado para realizar o que tem que realizar.

Desculpem, eu falei totalmente manipulado, mas não quis dizer que você é uma marionete. Marionete é um boneco que não tem vida, ou seja, não tem sentimento. Você é manipulado para fazer o que precisa fazer como ato, mas é um espírito que tem a capacidade de sentir. Por isso, mesmo que o seu corpo seja manipulado para ir em algum lugar, para fazer alguma coisa, você é livre para escolher o sentimento com o qual vivenciará a manipulação.

Nesse estudo às vezes parece que utilizamos exemplos, vamos dizer assim, que não tem nada a ver com o espiritual, mas estou me lembrando muito agora da estória do Pinóquio. Ele era um fantoche que queria ter sentimentos, que queria amar, ser um garoto de verdade. Pois bem, sinta-se como um Pinóquio e lute para amar e não simplesmente para se libertar das cordas, porque isso jamais você conseguirá.

O ser humanizado é um fantoche, mas o espírito não é. O espírito é livre, inclusive do fantoche e das cordas que o movimentam.  O espírito pode até não gostar do que o fantoche estar fazendo; Deus deixa isso, lhe dá esse direito. Deus dá tudo ao espírito, só não dá o direito de praticar atos humanos. Por quê? Porque ao agir frente ao próximo poderia cometer uma injustiça. Ao fazer isso, esse estaria ferindo a organização universal. É só por isso.

O ser não pode praticar ações porque Deus ama a todos igualmente. Não é porque Ele gosta de se divertir, mas sim porque ama profundamente cada filho e mantém o equilíbrio do universo para que não aconteçam as injustiças.

Por isso, se você acha que o ensinamento Deus Causa Primária de todas as coisas que foi esmiuçado hoje lhe tira alguma coisa, não creia nisso. Diria que ele não tira nada. Pelo contrário: lhe dá muito mais responsabilidade. Antes você só achava que tinha responsabilidades que praticar atos certos. Hoje sabe que possui uma responsabilidade muito maior do que praticar atos: tem a responsabilidade de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Essa responsabilidade é maior, porque como Cristo disse, essa é a coisa mais importante do universo.

Você é responsável por executar a coisa mais importante do universo: viu como ganhou, como tornou-se mais importante? Você se torna mais importante quando compreende que dar um prato de comida é muito menos importante do que amar. Quando entende o seu verdadeiro livre arbítrio, você ganha a responsabilidade de amar o próximo, de auxiliá-lo e apoiá-lo através do seu amor.

Aquele que acha que o ensinamento Deus Causa Primária retira dele alguma coisa, é porque não está preocupado em trabalhar para Deus, mas preocupado com a sua fama, com o seu prazer, em receber elogios. Por isso, esqueça todos esses apelos humanos e saía pelo mundo amando. Não se preocupe com o que acontece, com o que vai acontecer ou com o que aconteceu: ame, ame o mundo, a você, a Deus, a tudo, ao próximo.

Essa é a sua grande responsabilidade: ser uma fonte transmissora do amor de Deus. Quanto mais consciente for disso, mais estará perto do Pai.

Participante: tem como amar o próximo sem agir fisicamente? Somente amar o ajudará?

Pelo que vimos hoje, a ação independe de você. Portanto, a ajuda não pode se concretizar com uma ação humana.

Foi o que acabei de dizer. Não se preocupe em fazer materialmente, pois pelo que vimos hoje, somos totalmente teleguiado pelos espíritos. Preocupe-se em amar. Essa é a única coisa que você pode fazer.

Agora, se amando vai ajudar o próximo ou não, também não deve ser a sua preocupação, pois o próximo também não tem o livre arbítrio de fazer. Se ele não quiser se ajudar, nada o ajudará.

Por isso, ame, sem se preocupar se vai ajudar ou não. Ame e deixe ele exercer o livre arbítrio dele e amar também ou não. 

 Que a graça de Deus esteja com todos.

Compartilhar