Os seus corações e as suas mentes devem ser completamente renovados. Vistam-se com essa nova natureza, que Deus criou de acordo com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, que é correta e dedicada a ele. Por isso não mintam mais. Cada um fale a verdade com o seu irmão, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo. (Capítulo 4 – versículos 23 a 25)

Cristo também fala da questão do não mentir.

No Evangelho Apócrifo de Tomé existe uma passagem onde orienta os discípulos que estavam questionando a respeito do que deveriam fazer depois da partida do mestre. Eles perguntavam quais os atos deveriam ser praticados pelos que seguissem os ensinamentos: jejum, oração, vigília, etc. Cristo disse a eles: não mintam.

Minha pergunta: quando é que vocês vão parar de mentir? Quando irão parar de falsear a verdade?

Falsear a verdade de dizer que é capaz de decidir por onde vai; faltar com a verdade dizendo que é capaz de fazer o que quer; falsear a verdade ao dizer que são os outros que estão errados e que eles lhe atacam gratuitamente. Imaginar que essas coisas são reais é mentir, é falsear com a verdade, porque ninguém ataca ninguém, ninguém acusa ninguém e vocês têm milhões de exemplos de coisas que querem ser, estar e fazer e não conseguem realizar.

É isso que Paulo está nos ensinando e que Cristo também orientou. Como o mestre falou, a única coisa que ele esperava dos seus discípulos é que eles não mentissem, ou seja, que não falseiem a verdade. É isso que se espera de qualquer cristão.

Vivam a realidade como ela é e não dentro da ilusão, da fantasia, da brincadeira que criam nas mentes de vocês. 

Compartilhar