Ao contrário, encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções sagradas. Cantem hinos e salmos ao Senhor, com gratidão nos seus corações. Agradeçam sempre a Deus, o Pai, todas as coisas, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm a Cristo. (Capítulo 5 – versículo 18 a 21)

Sejam obedientes um aos outros pelo respeito que têm a Cristo.
Participante: qual o sentido da palavra obediente?
O que é uma pessoa obediente? Aquela que obedece. Portanto, Paulo está nos dizendo que devemos obedecer aos outros.
Participante: o senhor está falando de doar a razão e servir ao próximo?
Sim, mas deixe-me explicar o que Paulo está falando porque é bem diferente do que vocês estão imaginando.
Digamos que vocês me digam que querem que eu faça determinada coisa. Posso neste momento lhe servir e dizer que farei ou posso nesse momento lhe dizer: ‘quem é você para mandar em mim? Quem você acha que é para poder me dizer o que devo fazer’? Posso, ainda, lhe dizer que não vou fazer porcaria nenhuma do que está falando porque eu sei o que deve ser feito. Posso, também, lhe dizer que não farei porque não quero.
Não importa o que diga para justificar, se lhe disser que não farei o que me pede estarei sendo desobediente. Só quando digo que atenderei o seu pedido estarei sendo obediente.
Agora, será que dizer que farei o que você me pede é garantia de que conseguirei realmente realizar o seu desejo: Não. Porque? Porque só acontecerá o que Deus quiser que aconteça. Sendo assim, quando lhe disser que farei tenho que ter a certeza de que isso não gera um comprometimento.
O que Paulo está ensinando é que devemos respeitar o direito dos outros ao invés de querer retrucar. Devemos aceitar o que os outros nos pedem sem querer impor nossa vontade a ele, mas, ao mesmo tempo, devemos nos libertar da ideia de que porque assentimos com o que foi dito estamos obrigados a fazer.
O ser que respeita os outro não possui nem mentalmente nem emocionalmente a certeza de que fará o que foi pedido. A única coisa que ele faz é não se contrapor a quem lhe pede alguma coisa.
Participante: isso é doar a razão?
Sim.
Ficou claro isso? É neste ponto que o apóstolo afirma que sejamos obedientes aos outros, pelo menos em respeito a Cristo.
O espírito que governa o planeta veio, juntou-se a Jesus e transmitiu o caminho para o amor universal, o plano secreto de Deus, a vida vivida sem prazeres materiais, sem vontades, sem desejos. É em respeito a este trabalho que os cristãos deveriam tentar pelo menos amar o próximo. Só que você que é cristão, quando não quer aceitar a opinião dos outros não respeita esta missão.
Ele veio, fez a ligação, perdeu o seu tempo trazendo os ensinamentos para os seres humanizados e você, que se diz seguidor dele, não liga para o que foi ensinado. Isso mostra o quanto está afastado dele.
Dizer-se cristão e não colocar em prática o que o mestre ensinou é falta de respeito ao próprio Cristo. Viver a vida apenas buscando a sua própria satisfação e orando aos céus para que os momentos de sofrimento não cheguem é falta de respeito a Cristo, Buda, Krishna, Espírito da Verdade e a todos os milhares de espíritos que operam junto ao orbe terrestre no sentido de ajudar os encarnados a aproximarem-se de Deus.
Participante: interessante o senhor falar isso. No sábado por exemplo teve um churrasco na minha casa e as pessoas comeram, beberam e colocaram músicas comuns. O que o senhor está dizendo é que eu deveria parar tudo e colocar apenas cânticos?
O que é música?
Participante: são ondas sonoras.
Isso. Agora, qual o problema de uma onda sonora de um tipo e de outro? Qual a diferença de uma onda sonora de samba para uma onda sonora de hino a Deus? Nenhuma. Tudo é onda sonora. A partir disso, pergunto: qual o problema de se cantar samba? Nenhum.
Participante: depende do que é falado no samba.
Não, isso também não é problema.
O que é uma palavra? Também é uma onda sonora. Se isso é verdade, qual o problema, então? Cantar samba estando com uma atitude de cantar hino.
Essa é a diferença. Eu já disse que o mundo é interno e não externo, e vocês ainda continuam querendo mudar o lado de fora.
O problema não é ouvir samba, mas usá-lo para ter prazer individual. O problema é usar o samba para ganhar alguma coisa. O problema é usá-lo para se satisfazer. Tendo esta postura interna pode inclusive ouvir hinos que de nada adianta.
Você pode estar dentro de uma roda de samba com Deus no coração e na mente. O problema é que não conseguem estar nem numa igreja com Ele no coração.
Portanto, vá ao seu churrasco, mas vá com Deus no coração. Firme-se na sua intenção de aproveitar a vida para alcançar a elevação espiritual e vá ao seu churrasco. Fazendo isso, pode ter certeza que não terá problema algum.
O problema é que simplesmente ao saber que haverá um churrasco onde terá comida e bebida, vocês se concentram na busca do prazer e nem se preparam para estar lá de uma forma espiritual. Estão preocupados em comprar a carne, comprar a bebida, escolher a música, mas não se ocupam com a preparação espiritual para poder estar presente num ambiente desse.
Essa é a última coisa que passam na cabeça de vocês neste momento: fazer um preparo espiritual para estar presente em locais de busca do prazer humano. Não buscam equilibrar-se para poder se expor às energias que emanarão naquele momento. A cabeça não está nem aí para isso, só pensa nas coisas materiais. Só pensam se o carvão vai dar, se a carne é suficiente, se há bebida à vontade.
A música, a bebida e a comida por si só não constituem problemas. Tudo vem de Deus, é Ele, por isso nada é proibido, feio ou imoral. Não existe ritmo ou letra de música imperfeita para um cristão. Sendo assim, nada contra ouvir qualquer música, desde que se esteja atento à emoção com a qual se ouve a música.

Compartilhar