Portanto, as mulheres devem ser completamente obedientes aos seus maridos, assim como a própria Igreja é obediente a Cristo.

Maridos, amem as suas mulheres, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a sua Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso também para poder apresentar a si mesmo a sua Igreja em toda a sua beleza, perfeita, sem rugas ou qualquer defeito. (Capítulo 5 – versículos 24 a 27)

Vamos falar sobre este trecho? Acho que merece uma reflexão, não?

Paulo diz: Cristo lavou a igreja com água e a purificou com a sua palavra. Fez isso para poder mostrar a beleza da igreja. O que está sendo dito aqui é que a beleza da igreja é conhecida pela mensagem de Cristo. Só que hoje, a mensagem que é apresentada pela igreja é completamente diferente daquela que o mestre apresentou. Mas, apesar disso, para vocês, é a igreja de hoje que é boa.

Para os humanos de hoje a igreja boa é aquela que ensina mistérios do mundo espiritual, mas Cristo nunca ensinou nada neste sentido. A igreja boa é aquela onde eles conseguem ganhar alguma coisa, mas Cristo nunca ganhou nada da sua igreja. Como pode a igreja de hoje, de qualquer religião, ser boa?

A igreja limpa, perfumada, bela é aquele que transmite a mensagem de Cristo, ou seja, aquele que lhe ensina a viver como o mestre viveu a sua vida. Se a igreja existe para suprir as carências humanas, ela não é tão limpa, pois ela destoa da vida humana do mestre.

Esse recado é muito importante para que cada um possa começar a reavaliar qual o lugar é mais propício para se encontrar apoio na caminhada espiritual. Será que esse lugar é onde passam a mão na sua cabeça, onde dizem que você é puro e santo e que todos que lhe são contrários estão errados? Ou será que o lugar ideal para essa finalidade é aquele onde lhe chamam de vermes?

Participante: mas, chamar de vermes?

Sim, porque foi assim que o mestre se referiu aos apóstolos que estavam preocupados em assumir o comando depois da morte de Jesus Cristo: vermes, até quando vou ter que aguentá-los. Isso está na Bíblia.

É assim que o mestre se refere ao ser que vivencia a humanidade como se fosse algo justo, certo. Ele se refere a estes como professores da lei, vermes imundos, hipócritas, mas a igreja, o templo de qualquer religião se refere a estes como bonzinhos.  

Portanto, não procure lugar onde bajulam a sua humanidade, pois estes não são igrejas lavadas e purificadas com as palavras de Cristo.

Compartilhar